Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Campanhas de doação de sangue de final de semana vão ajudar mais de 1.570 pacientes 

A sede do Hemopa, em Batista Campos, funcionou normalmente no sábado (11). Também houve campanhas nas unidades de Marabá, Castanhal e Tucuruí.

Por Vera Rojas (HEMOPA)
13/09/2021 13h33

Grupos de voluntários asseguraram novas coletas de sangue à Fundação Hemopa, em Belém e interior, em benefício de 1.570 pessoas A Fundação Hemopa inicia a semana com um saldo de 393 bolsas de sangue coletadas, o que reforça o estoque técnico da hemorrede em benefício de 1.570 pacientes internados na rede hospitalar. Em Belém, o serviço funcionou normalmente no sábado (11), na sede do hemocentro coordenador, no bairro de Batista Campos, e na Unidade de Coleta Castanheira. Também houve campanhas nas unidades de Marabá, Castanhal e Tucuruí.

Na capital paraense, a sede do hemocentro recebeu vários grupos de voluntários da doação de sangue que renderam 247 comparecimentos que resultaram em 208 coletas. Participaram, entre os voluntários, a  Caravana do Município do Acará, Caravana Liga Acadêmica de Anatomia e Caravana Coral Ide dos Jardins das Poncianas, da Igreja Assembleia de Deus, do bairro da Sacramenta.

Hemocentro Regional Castanhal - A campanha encerrou com 73 comparecimentos e 61 doações de sangue. A equipe também contou com o apoio voluntário do "Mãos que Ajudam", um programa permanente desenvolvido pela Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

De acordo com a coordenadora do projeto, a doadora de sangue, Albaline Mourão Gouvea, a ação é um projeto mundial de ajuda humanitária e serviço comunitário em parceria com órgãos púbicos, privados e ONGs. “Poder ajudar pessoas, salvar vidas, através da nossa doação de sangue, é um prazer imenso. Nos sentimentos muito felizes”, disse ela.

Doadores de sangue em ação no hemocentro da capital paraense. Para doar sangue, entre outros requisitos, é preciso ter boa saúde.Com o mesmo sentimento estava a também a técnica de Enfermagem, Maria Valciclede Gomes, 35 anos, que desde os 17 anos doa sangue, regularmente. “Há seis anos faço parte do grupo Resgate da Fé. Dentro desse projeto criei um grupo de doadores de sangue. Essa já é a nossa terceira campanha em parceria com o Hemopa de Castanhal. É muito bom saber que estamos ajudando pessoas com a nossa doação de sangue”.

Hemonúcleo Tucuruí- Realizou campanha na cidade de Breu Branco, e o estoque da unidade foi reforçado com 67 novas bolsas de sangue, entre elas. A autônoma, Jéssica Cristina Queiroz, de anos 32 anos, falou sobre o ato de doar. “Muito feliz em  o Hemopa estar aqui  em nosso município, coletando sangue. Sempre doei sangue em Tucuruí. Que venham mais vezes para gente doar amor e ajudar o próximo”.

O Hemocoentro, em Tucuruí, também contou com o apoio do grupo de voluntários do Pedal Bruta Bike, de Breu Branco.

Hemocentro Regional Marabá - O funcionamento, no sábado (11), resultou em 65 comparecimentos e 57 coletas de sangue. O voluntário Márcio Rogério da Silva, de 50 anos, compareceu ao Hemocentro de Marabá acompanhado dos três filhos que também doaram sangue. “É um ato de amor que é compartilhado entre a família, destacou o pai orgulhoso dos filhos seguirem seu exemplo de solidariedade.