Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Esportes adaptados auxiliam usuários do CIIR e revelam potenciais talentos

A paracanoagem e o halterofilismo estão inclusos no atendimento do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), entre outras modalidades

Por Dayane Baía (ARCON)
08/09/2021 13h51

Kauã Serra foi diagnosticado com paralisia cerebral aos 8 meses de idade, assistido pelo CIIR, o adolescente tem talento para esportesResponsável pelo setor, Reinaldo Costa afirma que o esporte é importante para o processo de reabilitação dos usuários. “O esporte vem agregar valores como a inclusão social, interação, motivação e faz com que ele tenha uma terapia prazerosa. É fundamental no processo de socialização com a comunidade e principalmente com a família. Temos uma equipe multiprofissional que o avalia e identifica as demandas, o educador físico percebe essas potencialidades no usuário”, destaca o educador físico.

O Kauã é considerado um prodígio no power lift, o halterofilismo paralímpico. “Ele pesa 43kg, consegue levantar de 70 a 80kg. É um potencial que está sendo trabalhado para alavancar no esporte”, destaca o professor.

Para Kauã o esporte é uma diversão. “Faço minhas terapias. Para levantar o peso o foco maior é em se concentrar. Como é treino, não precisa ficar nervoso. Faz o aquecimento e depois vai aumentando até chegar nessa fase. Tenho vontade de competir e já estou me preparando”, afirma o jovem. 

O adolescente Kauã em treinamento sob a orientação do educador físico, Reinaldo Costa, para quem, os esportes agregam na inclusão A avó Iracilde da Silva Nascimento cria o rapaz desde que nasceu e se enche de orgulho. “Fico muito alegre porque acredito que todos os passos do meu filho não serão em vão. É tudo o que eu busco para ele. Isso é muito bom para ele, para a mente e o corpo físico. Ele é uma criança muito interessada. Tudo o que ele busca, vai conseguir”, acredita.

Lauan de Oliveira tem 15 anos de idade, também é usuário do CIIR e vem participando de vários eventos nacionais paralímpicosOutro talento que frequenta o CIIR é Lauan Adryo Oliveira do Nascimento, de 15 anos. “Vamos colhendo frutos, como o Lauan, que é judô, mas que vimos a aptidão dele na bocha, ele já participou de eventos nacionais como a paralimpíada escolar, em 2019, quando ele conquistou o 5º lugar”, detalha o educador físico, Reinaldo Costa.

Morador de Benevides, Lauan também tem habilidades em outras terapias, como a Musicoterapia. “Para mim foi emocionante porque não imaginávamos, a bocha é o que ele mais gosta. Fomos em 2019 para São Paulo. No ano passado teve pandemia, mas em novembro vamos de novo. Pelo empenho e força de vontade dele acho que vai ser um esportista”, afirma a mãe do adolescente, Lucilene Araújo de Oliveira. 

Diretora Técnica do CIIR, Fabrícia Maciel: "O nosso primeiro objetivo é terapêutico, mas se o paciente tem potencial, incentivamos". Após uma primeira avaliação e com o diagnóstico da deficiência, o paciente dá entrada à habilitação, com direito as terapias. “O plano terapêutico dos pacientes é individual e o esporte adaptado entra em cada potencialidade. Uma vez matriculado e tendo recursos, ele é convidado a conhecer para verificar qual ele tem mais habilidade para se desenvolver", explica Fabrícia Maciel, diretora técnica do CIIR.

"O esporte adaptado é utilizado para incluir mais movimento e como uma forma de inclusão, que é o nosso grande objetivo. O nosso primeiro objetivo é terapêutico, mas se o paciente tem esse potencial, incentivamos. Uma meta a longo prazo é que tenhamos paratletas aqui”, acrescentou Fabrícia Maciel.

SERVIÇO

Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminhará à regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme perfil do usuário, através do Sistema de Regulação.

O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000. Mais informações podem ser obtidas pelo telefones: 4042.2157 / 58 / 59.