Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Secult e TerPaz entregam doações de alimentos no bairro da Terra Firme

Por Iego Rocha (SECULT)
03/09/2021 17h24

Nesta sexta-feira (03), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), realizaram a entrega de quase duas toneladas de alimentos arrecadados durante a programação de reabertura do Theatro da Paz e no projeto Museu Solidário para a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). As doações  serão destinadas a aproximadamente 150 famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo TerPaz. 

O coordenador das ações da Secult para o TerPaz, Lucas Nassar, informa que, ao todo, foram arrecadadas cerca de cinco toneladas de alimentos não perecíveis durante a programação do Theatro e nas edições do Museu Solidário - projeto que ocorre todo domingo, onde um quilo de alimento pode ser trocado por ingressos para visitar o Museu de Arte Sacra, a Casa das Onze Janelas, o Museu do Círio e o Museu do Encontro, no Forte do Presépio, no centro histórico de Belém. O restante das doações ainda será entregue em outros bairros que compõem o TerPaz.

"Hoje, demos início à doação dos alimentos que foram arrecadados. Começamos pela Terra Firme, mas vamos chegar a outros territórios. Aqui na Escola de Aplicação tem uma turma de alunos que há algum tempo pedia essas doações, pois muitas famílias estão desempregadas. Estamos muito felizes e agradecidos aos visitantes dos nossos museus e do Theatro da Paz, que aderiram a essa iniciativa tão benéfica e necessária, doando um pouco do que têm em casa", disse Lucas.

Quem representou a Escola de Aplicação da UFPA no recebimento dos donativos foi o chefe de infraestrutura, José Sacramento. Ele explica que serão montadas cestas, com 15 kg de alimentos cada, onde também serão acrescentadas frutas e legumes. "A Escola fez uma análise dos alunos em maior vulnerabilidade, todos do EJA noturno (Educação de Jovens e Adultos). Nós temos aqui 1.400 alunos, então precisamos fazer essa triagem para atender as famílias mais carentes da nossa comunidade neste primeiro momento", detalhou José.

Cultura

Ainda dentro das ações da Secult em parceria com o TerPaz, na noite de quinta-feira (02), 35 mulheres atendidas pelo programa no bairro do Guamá assistiram ao espetáculo teatral "O quarto", do Grupo Palha, no Theatro da Paz.

"Essas mulheres são de uma parte do Guamá denominada Caraparú, uma das áreas mais vulneráveis do bairro. A maioria das que estiveram ontem no teatro mora em cima do canal, em palafitas. Todas são de família monoparental, ou seja, chefiadas por mulheres. Elas trabalham por conta própria, geralmente como manicures e diaristas. Temos também algumas que recolhem os resíduos sólidos nas ruas e sobrevivem da venda desse material", explica a gerente do território do Guamá no TerPaz, Kelly Mendes.

A programação gratuita no Theatro da Paz segue até domingo (05), com apresentações da Amazônia Jazz Band, Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e Balé Coppélia. Todos os dias, são distribuídas 500 senhas às 16h. É permitida a entrada de pessoas vacinadas com a 1ª dose contra a covid-19 realizada há pelo menos 14 dias ou que tenham realizado o PCR no máximo 72h antes do espetáculo. Já o projeto Museu Solidário ocorre sempre aos domingos. Com um quilo de alimento, os visitantes recebem ingressos para visitar a Casa das Onze Janelas, Forte do Presépio, Museu do Círio e Museu de Arte Sacra.

Texto: Thaís Siqueira (Ascom/Secult)