Oficina de economia doméstica aborda ações de reciclagem e reuso de resíduos na Cabanagem
A ação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) integra o Programa de Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado
Moradoras da Cabanagem, em Belém, em ação na oficina da equipe da Semas sobre processos de reciclagem, entre outros temasA Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) encerrou, nesta quinta-feira (2), mais uma oficina de Economia Doméstica, desta vez no bairro da Cabanagem, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB). A atividade faz parte do programa de governo Territórios pela Paz (TerPaz), de combate à violência e promoção da cidadania, com incentivo à geração de renda em sete territórios da RMB. Todos os participantes receberam certificados da oficina ministrada na Escola Municipal João Carlos Batista.
O Programa TerPaz é uma iniciativa para melhorias e crescimento de comunidades, a partir da articulação de ações de segurança pública e de cidadania nos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme e Benguí (Belém), Cabanagem e Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba).
As orientações técnicas da Semas, planejadas pela Coordenadoria de Educação Ambiental, para a produção de sabão, compostagem, coleta seletiva e origami, começaram na segunda-feira (30), para um público predominantemente de mulheres.
A dona de casa, Socorro Meireles, 55 anos, mora no bairro há 32 anos, desde quando o local ainda era conhecido como invasão Parque da Samambaia. Ela disse que participa das oficinas da Semas desde 2019. “Esta semana, participei todos os dias e considero o resultado muito promissor, ocupa a mente, aprendemos sobre a sustentabilidade do meio ambiente e a gerar renda com o aprendizado”.
Participantes exibem o certificado obtido na oficina realizada pela Semas, como mais uma ação do Programa Ter Paz na Cabanagemoordenadora de Educação Ambiental, Andreia Monteiro, vê como positivo os resultados obtidos e que a Semas vai continuar a dar destaque ao território da Cabanagem. “O enfoque para a problemática dos resíduos, com descarte correto; a reutilização do óleo de cozinha usado como base para produção de sabão, reaproveitamento de resíduos orgânicos na compostagem, coleta seletiva e origami completaram a oficina. Tudo para proporcionar geração de renda na Cabanagem. No próximo mês, vamos continuar a atender esse território”.
Alice Rodrigues, estudante de 17 anos, nasceu no bairro e estava acompanhada da filha Adria Gabriele de 2 anos. “Trouxe minha filha todos os dias e gostei muito do curso todo, mas vou utilizar o da reciclagem de garrafas pet, pra usar em casa. Já participei também, antes, da oficina de corte e costura da Seac (Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania), que também gera renda.
A gestora do Território da Cabanagem, Ivanilda Vieira, explicou que as oficinas da Semas têm contribuído muito com a renda das pessoas do local. “Temos a intenção da criação de uma cooperativa, para estimular o trabalho conjunto. A participação das mulheres é muito forte e está transformando positivamente a realidade feminina”, pondera.
Dona Sebastiana Pires, 59 anos, tinha ao lado o neto Renato Augusto. “ É ótimo ter consciência das coisas que podemos reutilizar e reciclar, para não jogar fora no meio ambiente. Aprendi a separar as coisas em vez de despachar”, pontua.