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‘GROUD SCHOLL’

Segup promove qualificação para profissionais do Grupamento Aéreo de Segurança

O Graesp está sendo preparado para receber mais uma aeronave, com capacidade para oito passageiros e dois tripulantes

Por Aline Saavedra (SECOM)
01/09/2021 18h25

Aeronave do Graesp atua no transporte de vacinas contra a Covid-19 para o interior do Pará Aeronave do Graesp atua no transporte de vacinas contra a Covid-19 para o interior do Pará Foto: Bruno Cecim / Ag.ParáQualificação continuada, manutenção e o uso da tecnologia são as três palavras-chaves para o sucesso da atuação do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), que realiza ações policiais e atua,desde o ano passado, no combate à pandemia de Covid-19. Desde o início deste ano, o Graesp fez duas mil horas de voo, sem nenhuma intercorrência registrada. 

Para garantir a proteção dos profissionais e das equipes que os acompanham nas missões, o Graesp, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), iniciou o “Ground School” para pilotos de aeronaves de asas fixas e rotativas, paralelamente, com carga-horária de 50 horas. Após a conclusão dos estudos, as provas serão enviadas para a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Secretário Ualame Machado acompanhou as atividadesSecretário Ualame Machado acompanhou as atividadesFoto: Elielson Modesto / Ascom Segup

A capacitação, que ocorre até a próxima sexta-feira (3), tem o objetivo de ampliar e atualizar o conhecimento dos pilotos, além de informar sobre uma nova aeronave que deverá integrar a frota do Grupamento em breve. 

O avião Pilatos PC 1.245 foi apreendido na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo (SP). Tem capacidade para dois tripulantes e até oito passageiros, com valor aproximado de R$ 16 milhões. A aeronave, que está em trâmite final de transferência, será empregada também no combate à pandemia, transportando vacinas, medicamentos e, se necessário, pacientes.

Armando Gonçalves, diretor do Grupamento AéreoArmando Gonçalves, diretor do Grupamento AéreoFoto: Elielson Modesto / Ascom Segup“A gente fala que a segurança de voo tem três pilares. Uma delas é qualificação, além de tecnologia e manutenção. A qualificação deixa os pilotos cada vez mais habilitados, mais tecnicamente preparados para operar qualquer tipo de aeronave, tanto o Pilatos como também de asa rotativa. Com certeza, aumentará a segurança da operação. A gente terá mais liberdade, mais segurança em transportar e operar na pandemia, no transporte da vacina, em insumos médicos, e conseguimos avançar muito mais sem ter nenhum tipo de incidência”, afirmou o piloto e diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves.Coronel Armando Bittencourt é piloto do Graesp há seis anosCoronel Armando Bittencourt é piloto do Graesp há seis anosFoto: Elielson Modesto / Ascom Segup

Resultados - O titular da Segup, Ualame Machado, acompanhou nesta quarta-feira os cursos, e afirmou que “conhecimento nunca é demais. O Graesp investe no preparo dos seus tripulantes, e os resultados são os melhores possíveis. Um trabalho muito atuante, agora muito mais na logística de vacinas, que contribui para salvar vidas”, afirmou.

Paulo Mitoso, instrutor do cursoPaulo Mitoso, instrutor do cursoFoto: Elielson Modesto / Ascom SegupA qualificação é obrigatória pela Agência Nacional de Aviação Civil e pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Ceripa) ao receber nova aeronave. No Graesp, a capacitação é constante. Paulo Mitoso, comandante do avião modelo Pilatos e instrutor do curso, enfatizou a necessidade de amplo conhecimento sobre a aeronave, para reduzir, ao máximo, as intercorrências.

“É uma aeronave turbo hélice, monomotor, preparada para esse tipo de situação, especificamente para nossa região, onde há pistas não preparadas e mais curtas. Esse tipo de avião é muito bom. Por possuir uma boa autonomia, você consegue abastecer, por exemplo, em Belém ou cidades maiores mais próximas, e consegue atingir regiões mais distantes. O treinamento é muito importante para que todos se familiarizem, conheçam as particularidades que ela tem, ver essas diferenças e, principalmente, conhecer as suas limitações”, ressaltou.

Piloto do Graesp há seis anos, o coronel Armando Bittencourt avaliou positivamente o conhecimento adquirido. “A manutenção de proficiência, de conhecimento técnico é importantíssima para aviação porque quanto mais se conhece, mais seguro se voa. Eu entendo como sendo importantíssimo esse tipo de investimento na qualificação continuada dos tripulantes e pilotos do Grupamento Aéreo”, disse o coronel.