Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Regional do Marajó encerra 'Agosto Lilás' com orientações sobre violência contra a mulher

Por Governo do Pará (SECOM)
01/09/2021 16h18

AMulheres na palestra de combate à violência contra a mulher da assistente social da Delegacia da Mulher, em Breves, Maria Gomes equipe do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste marajoara, encerrou nesta terça-feira (31), a programação da campanha nacional “Agosto Lilás”, cujo objetivo é a promoção do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação contou com palestra e a distribuição de material educativo, e foi realizada no Espaço da Gestante da unidade junto às usuárias grávidas e puérperas em atendimento.

"O conteúdo da palestra é muito importante para essas mães, devido ter o espaço aqui só para as elas e explicar os seus direitos, onde podem pedir apoio. Isso é de suma importância’’, acentuou a enfermeira do espaço da gestante, Estéfane Neves.

A palestra sobre violência contra a mulher foi ministrada pela assistente social da Delegacia da Mulher (Deam), de Breves, Maria Oliveira Gomes. Ela destacou a importância do tema dentro do ambiente hospitalar. “Quando a gente leva essas informações para área da saúde, a gente alcança muito mais pessoas, o que fortalece o enfrentamento, porque quando elas saem daqui, elas levam as informações e se sentem muito mais seguras para denunciar’’, concluiu.

 A dona de casa Maria Osila Rodrigues, 58 anos, moradora do município de Curralinho, no Marajó, acompanha a filha dela, Maria Josiane, 21 anos, grávida de quatro meses. A jovem realiza o pré-natal no HRPM. "Para mim foi um benefício grande poder ser ouvinte dessa palestra, vejo muitos casos na minha cidade sobre violência contra a mulher, as orientações repassadas nos ajudam a ter mais coragem para denunciar esses tipos casos e como fazer da maneira correta. Tem muitos homens por aí que não sabem respeitar uma mulher’’, disse Maria Osila.

A ação, organizada pela equipe multiprofissional da unidade hospitalar, foi idealizada pela enfermeira, Márcia Onívia da Silva, lotada na Unidade de Terapia Intensiva neonatal (UTI Neo).

"A gente viu uma situação bem delicada no nosso município sobre essa violência e muitas mulheres não têm noção de como fazer a denúncia. Vimos essa necessidade, e nos organizamos junto à equipe para realizar esta palestra para repassar a orientação adequada, a importância de trazer uma profissional da Delegacia, para que assim elas se sintam mais à vontade. Muitas vezes o medo impede a denúncia”, observou a profissional.

A unidade hospitalar integra a rede de saúde do governo do Estado, sendo administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPM presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, sede municipal de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

Texto de Lucas Brilhante (HRPM).