Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

Governo do Estado autoriza reconstrução do Terminal Hidroviário de Bagre, no Marajó

Nesta quarta-feira (1º), o governador assinou a ordem de serviço para o começo das obras que vão garantir segurança e maior conforto para a população

Por Bruno Magno (SEOP)
01/09/2021 14h58

Governador Helder Barbalho mostra o ato de serviço formalizado para as obras, em reunião com a equipe estadual e municipal de Bagre O Terminal Hidroviário de Bagre, no arquipélago do Marajó, será reconstruído e revitalizado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). Nesta quarta-feira (1º), o governador do Pará, Helder Barbalho, assinou a ordem de serviço para o começo das obras no porto, que vão proporcionar mais conforto e segurança aos usuários da região. 

"Com esta obra estaremos garantindo a acessibilidade e dignidade a todos os usuários do município, mas também estamos garantindo o escoamento de produção local, então queria festejar esse momento, em um investimento de R$ 2,5 milhões, por parte do Governo do Pará, em parceria, com a prefeitura", frisou Helder Barbalho, ressaltando que o Estado têm 12 terminais hidroviários em obras e já entregou outros 7 portos no Pará. 

A exemplo dos demais terminais construídos ou reconstruídos pela CPH, o porto de Bagre terá cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. Já a obra naval contemplará a instalação de rampa metálica coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros, equipamento que o atual terminal não possui. O porto será construído com base nas normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

"O Terminal Hidroviário de Bagre será moderno e vai beneficiar toda a população, facilitando o escoamento da produção, desenvolvendo o turismo da região, e principalmente, proporcionando mais segurança para os usuários que passam pelo município. É mais uma obra importante na região do Marajó, que tem uma atenção especial do Governador assim como todas as outras", ressaltou o presidente da CPH, Abraão Benassuly. 

Para o prefeito do município, Cleberson Rodrigues, o novo porto vai potencializar o desenvolvimento econômico do município e facilitar o embarque e desembarque de passageiros. O município de Bagre fica localizado no arquipélago do Marajó e tem cerca de 30 mil habitantes, tendo como as principais atividades econômicas a pesca e agricultura.

"É uma obra de importância fundamental para o desenvolvimento do nosso município, já que nosso principal meio de entrada é o hidroviário, mas que também vai ajudar a escoar a nossa produção. O governador Helder Barbalho está de parabéns por desenvolver o Marajó , ele tem sido presente , mostrando que pretende desenvolver não só o município, mas como toda a região", disse o gestor municipal.