Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO

Seplad realiza primeira chamada pública para captação de recursos de crédito para o Estado

Por Luana Taveira (COSANPA)
31/08/2021 18h26

De forma inédita, o Estado do Pará realiza a primeira chamada pública para captação de recursos de crédito que visa fomentar obras realizadas pelo Governo do Estado, como o programa “Asfalto Por Todo o Pará II”, que vai atender as 12 regiões de integração do Pará, em um total de R$ 800 milhões. O edital para que os bancos de todo o país possam participar foi publicado no Dário Oficial do Estado (DOE) nº 34.676 com todas as informações e o modelo de declaração e proposta a serem preenchidos pelos interessados. O envio da documentação é até o dia 17 de setembro de 2021.

Diretoria de Captação de Recursos - SEPLAD Todas as informações, bem como o edital, também podem ser consultados no site da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), que é a responsável em receber as propostas e fazer a análise documental enviada pelos bancos. No dia 20 de setembro, acontecerá a abertura dos envelopes durante uma sessão pública, que será realizada na Seplad, localizada no bairro do Umarizal, em Belém. 

Euricles Teixeira - Diretor de Captação de Recursos - SEPLAD“Com o mecanismo de centralizar o processo de captação desses recursos na Seplad, o Estado assegurará maior eficiência e maior alcance da captação de recursos, que atrai o maior número de concorrentes, com bancos que atuam fora do Estado e que queiram participar da chamada e isso é muito satisfatório e mais vantajoso para o nosso Estado”, disse o diretor de Captação de Recursos da Seplad, Euricles Teixeira. 

“Dessa forma, os agentes financeiros participam da captação de recursos externos e podem ofertar taxa de juros menor e melhores condições negociais, mais competitivas, além de conseguirmos mapeá-los. As condições apresentadas para a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), que é quem autoriza a contratação do financiamento para os projetos a serem executados pelo Estado, são mais consistentes e vantajosas para o Estado, o que facilita a aprovação do Legislativo", completou o diretor de Captação de Recursos da Seplad.  

“A chamada pública é importante para que executemos a captação desses recursos necessários com transparência e menor custo ao Estado. Dessa forma, a atual gestão também executa um dos seus programas prioritários, que visa beneficiar milhares de pessoas com mais infraestrutura, alcançando mais desenvolvimento ao Pará”, disse a secretária adjunta de recursos especiais da Seplad, Renata Mirella Guimarães.