TerPaz certifica moradores da Terra Firme após oficina de Agentes Ambientais
Por quatro dias, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) orientou os participantes sobre a legislação ambiental, entre outros temas
Moradora do bairro da Terra Firme, há 20 anos, a auxiliar administrativa, Sheila Matos, 38 anos, foi uma das participantes da oficina de formação de agentes ambientais. "Essa oficina foi muito boa, porque esse é um assunto de extrema importância, que muitas vezes passa despercebido, devido à falta de tempo e a correria do dia-a-dia, durante a ação foram abordados vários temas, como reciclagem, e a coleta seletiva do lixo, onde eu aprendi muitas coisas que não sabia e agora pretendo aplicar esse conhecimento, tanto na minha casa, como no meu local de trabalho’’, disse ela.
Foram quatro (4) dias de formação e o encerramento ocorreu na manhã desta sexta-feira (27) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brigadeiro Fontinelle, no bairro da Terra Firme em Belém, a oficina tem como objetivo fazer a transmissão do conhecimento da legislação ambiental, das políticas Nacional e Estadual voltadas ao meio ambiente e estimular a percepção de problemas ambientais da comunidade, com orientações para o planejamento e execução de planos de ações coletivas na busca de soluções às questões socioambientais do local.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nos locais que integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Estado do Pará. Segundo o Técnico em Gestão Ambiental da Semas, Walter Soares, durante a oficina foram realizadas palestras, ministrado um conteúdo básico sobre os temas, de uma forma bem prática, onde foi mostrado a dinâmica social e ambiental, também foi realizado todo um trabalho, com o intuito de deixá-los preparados para enfrentar a problemática ambiental.
"Nós procuramos disseminar a educação ambiental para a comunidade, visando formar Agentes conscientes da questão ambiental e multiplicadores e disseminadores desse assunto, que vão atuar na comunidade, buscando amenizar ou solucionar os principais problemas Ambientais nesses territórios atendidos pelo TerPaz’’, concluiu ele.
A Gestora do TerPaz na Terra Firme, Gabriella Oliveira, destacou a importância da utilidade e apresentação do certificado de agente ambiental, que eles receberam ao final da Oficina, o que vai agregar ainda mais o currículo, para ingressar no mercado de trabalho. “É importante ressaltar que muitos alunos que já participaram desta ação, não só aqui no bairro da Terra Firme, como em outros territórios atendidos pelo Terpaz, já conseguiram entrar no mercado de trabalho, em empresas ligadas a área de sustentabilidade e de coleta seletiva, em decorrência dessa formação’’, concluiu a Gestora.
O técnico em informática, Marcos Costa, 49 anos, contou que aprovou a iniciativa e ressaltou a importância de cada um fazer a sua parte para preservar a natureza e o meio ambiente. "Esse curso foi de grande valia, porque me trouxe muito conhecimento sobre a educação ambiental, cada um de nós tem a responsabilidade, de preservar a nossa natureza, tanto no meio social como ambiental, que está tão afetada pela poluição, essa oficina veio somar ainda mais com o que já sabia sobre o tema e também adquiri mais responsabilidade’’, afirmou o participante.
O Programa TerPaz é uma iniciativa para melhorias e crescimento de comunidades, que tem como base aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a partir da articulação de ações de segurança pública e de cidadania em sete bairros da Grande Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme e Benguí (Belém), Cabanagem e Icuí-Guajará em Ananindeua e Nova União/São Francisco em Marituba.