Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Novo tomógrafo em funcionamento no Hospital Regional do Baixo Tocantins, em Abaetetuba, amplia serviços

Novo equipamento tem capacidade de realização de mil exames por mês

Por Mozart Lira (SESPA)
27/08/2021 08h48

Neste sábado (28), o governador do Pará, Helder Barbalho, fará a entrega oficial do novo aparelho de tomografia computadorizada ao Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa, em Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins. Com capacidade de realizar mais de 1.000 exames por mês, a aquisição do novo equipamento faz parte da política de Estado para modernização dos equipamentos públicos em saúde, no sentido de melhorar diagnósticos com resultados mais precisos.  

O tomógrafo é o aparelho utilizado no exame de tomografia computadorizada, um procedimento não invasivo de diagnóstico por imagem que combina o uso de raio-x com computadores especialmente adaptados. É utilizado para criar imagens detalhadas dos mais variados tecidos do corpo humano.

O investimento do Estado foi da ordem de R$ 2 milhões, incluindo despesas com obra, equipamentos, mobiliários e tecnologia empregada. A iniciativa vai beneficiar, além de Abaetetuba, a população de outros 08 municípios da região do Baixo Tocantins, como Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju e Oeiras do Pará. 

Recebido pela Unidade em julho, o equipamento já foi instalado e a equipe de funcionários passou por treinamento e capacitação para operá-lo. 

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, informa que o novo aparelho vai garantir à população do Baixo Tocantins a melhor tecnologia e o diagnóstico mais preciso e com menor tempo de entrega. 

Robson Roberto Rosa, diretor regional do Instituto Diretrizes, organização social responsável pela gestão do hospital, explica que o aparelho estará à disposição por 24 horas, atendendo as demandas de emergência em traumatologia, bem como os procedimentos diários realizados em pacientes encaminhados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER). 

Ampliação 

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa oferece atendimento ambulatorial com clínica médica, pediatria, cardiologia, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, clínica geral e exames de raio-x, mamografia e exames laboratoriais, além de obstetrícia, no regime porta aberta, durante 24 horas. A Unidade conta com leitos UTI de adultos e de UTI Neonatal. 

São oferecidas mensalmente 1,8 mil consultas médicas, 500 consultas com outros profissionais de saúde, 2,8 mil atendimentos obstétricos de urgência; 370 internações hospitalares e cerca de 13,5 mil procedimentos diagnósticos. Todos os serviços são regulados pela Central Estadual de Regulação.

Desde o dia 10 de maio, o hospital tem oferecido atendimento portas abertas para casos de baixa e média complexidade em ortopedia, sendo referência para os 09 municípios abrangidos pela região de Saúde do Baixo Tocantins. Pelo serviço, em média, 100 atendimentos e 55 consultas tem sido feitas por mês. 

O paciente que precisar desse tipo de atendimento não necessitará de encaminhamento prévio pelo sistema de regulação do Estado. Na unidade, o serviço tem sido voltado apenas para os casos de média e baixa complexidade, sendo os mais graves, como grandes traumas, perda da consciência, fortes baques na cabeça ou suspeita de fratura para a coluna, encaminhados ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua.