Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Núcleo de vigilância epidemiológica da Santa Casa recebe visita técnica do Ministério da Saúde

Setor teve seus fluxos e processos avaliados pela equipe do MS e da SESPA e recebeu elogios

Por Governo do Pará (SECOM)
26/08/2021 18h41

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) recebeu, nesta quinta-feira (28), a visita da representante do Ministério da Saúde (MS) Giovana Costacurta, e dos técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) Daniel Ferreira, Lígia Cruz e Diana Lobato.

O objetivo da visita foi conhecer os processos de trabalho desenvolvidos no NVEH da instituição. Antes da visita técnica, os profissionais do MS e Sespa foram recebidos pela presidente em exercício da Santa Casa, Walda Valente.

Tamires Tupinambá, assessora da Santa Casa, descreveu através de processo audiovisual as ações do Núcleo de Vigilância da instituição desde 2005 até aos dias atuais. Na ocasião, foi observado pelo Ministério da Saúde que o NVEH é referência no estado do Pará no processo de fortalecimento dos núcleos de epidemiologia, proposta pelo MS.

Ainda durante a visita, foi mencionado o pioneirismo no Pará, do trabalho do NVEH em parceria com a gerência de tecnologia da informação da Fundação Santa Casa referente a migração das fichas de notificação do sistema Mv-PEP para o Sistema de Informação (Sinan).

Tamires Tupinambá diz que se sente honrada e feliz em ver os processos do Núcleo serem reconhecidos. A gente percebe que na Santa Casa a segurança do usuário é fundamental, por isso o Núcleo de Vigilância vem desenvolvendo ações sempre voltada a segurança do paciente. E isso é de extrema importância.
 
“A visita do Ministério de Saúde, juntamente com a Sespa, veio para verificar que as nossas ações estão condizentes com aquilo que está proposto em portarias e manuais. Meu sentimento é de gratidão. Gratidão por tudo o que a equipe vem fazendo. E a gente continua em busca da melhora dos nossos processos buscando garantir uma assistência ainda mais adequada e segura aos nossos usuários”, enfatiza Tamires.

Diana Lobato, apoiadora do Ministério da Saúde no Pará, disse que a Santa Casa está de acordo com as portarias 1.693 e1.694 de 23 de julho de 2021 do Ministério da Saúde, que estabelece a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh).

“O Ministério da Saúde e a Renave/Pará começam a estratégia de fortalecimento aos Núcleos de epidemiologia dos hospitais, no estado do Pará. E o Núcleo da Fundação Santa Casa está brilhantemente desenvolvendo todo o processo, consonante à portaria estabelecida pelo MS. Estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido por toda a equipe de vigilância do hospital”, destaca Diana Lobato.

Walda Valente, presidente em exercício da Santa Casa, reforçou a importância da instituição ser reconhecida nacionalmente. “A Santa Casa do Pará se sente honrada em ser vista como um serviço de referência e benchmarking para outros núcleos de epidemiologia em nível estadual e nacional”, ressaltou.

Texto: Samuel Mota - Ascom/Santa Casa