Seaster garante segurança alimentar e nutricional a feirantes de Belém
Em 25 de agosto é comemorado o dia do feirante, o profissional que acorda cedo para oferecer a população os mais diversos tipos de frutas, legumes, verduras e demais gêneros alimentícios. Profissional responsável por contribuir, diariamente, com o desenvolvimento econômico local e bem-estar social. Nesta data, feirantes de todo o país comemoram seus esforços e conquistas, e em Belém, cidade que hospeda a maior feira a céu-aberto da América latina, não podia ser diferente.
O Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) reforça o atendimento aos profissionais feirantes, por meio de equipamentos socioassistenciais, entre eles o Restaurante Prato Popular, localizado aos arredores da Feira do Entroncamento, em Belém. O restaurante oferece diariamente uma proposta de refeição saudável, de boa qualidade, por um valor simbólico de R$ 2,00. O equipamento socioassistencial já funciona há cerca de 15 anos, e é mantido em parceria com a Companhia Paraense de Refrigerantes (Compar).
Éder Costa, feirante há 16 anos, conta que a relação dos trabalhadores locais com o restaurante vai além de sua proposta alimentar. “Quando o restaurante veio aqui para o Entroncamento, nós festejamos como uma vitória. Houveram várias solicitações nossas para que tivéssemos um local, não apenas para fazermos nossas refeições, como também para que pudéssemos nos reunir”, comentou Éder.
“O Restaurante Prato Popular é uma ótima opção para nós, feirantes aqui do Entroncamento, porque as demais opções de alimentação que têm nas proximidades saem muito "salgadas" para os nossos bolsos, ainda mais na crise em que vivemos hoje. Com o Prato Popular, chegamos em nossas casas almoçados, mais tranquilos e menos preocupados com os outros afazeres”, reforça o feirante Domingos Garcia.
A Diretora de Segurança Alimentar da Seaster, Nazaré Costa explica que a proposta do restaurante é assegurar uma alimentação saudável aos seus clientes, garantindo a segurança alimentar e nutricional, em especial dos que mais precisam.
"O equipamento busca garantir uma alimentação saudável àqueles que mais precisam, sobretudo os feirantes que estão nos arredores. São 300 refeições disponibilizadas diariamente, por um preço muito acessível. Agora, em meio à pandemia, esses trabalhadores precisavam ter a garantia da sua alimentação diária, e por isso nós decidimos permanecer com o restaurante aberto, trabalhando com um número reduzido de usuários dentro do espaço, com o afastamento de mesas e adotando o sistema de retirada”, ressalta.
O Restaurante Prato Popular fica localizado na Rua Prainha, n. 215, Entroncamento, e funciona de 8h às 13h. As vendas de tickets acontecem desde sua abertura. A distribuição das refeições ocorre entre 12h e 13h, de segunda-feira a sexta-feira.