Pará consegue medalhas de prata nos Jogos Escolares da Juventude
O estado do Pará encerrou participação nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) com duas medalhas de prata (ginástica rítmica e handebol feminino) e com o quarto lugar no basquete feminino. As competições do handebol feminino e do basquete feminino ocorreram no sábado, 25, dia do encerramento dos jogos, em Brasília.
As jogadoras de handebol da Escola Estadual Dionísio Bentes, de Rondon do Pará, fizeram um excelente jogo contra o estado de Minas Gerais, partida essa que arrancou o apoio da torcida e das atletas do Maranhão, que havia perdido o último jogo para as paraenses, mas estavam na torcida pela equipe de Rondon.
As meninas do handebol empataram com as mineiras no tempo normal com o placar de 17 a 17 e nos minutos finais do jogo uma das atletas de Rondon, Ivânia Nogueira, sofreu uma lesão no joelho e teve que deixar o jogo, assim o time paraense ficou sem uma de suas melhores jogadoras.
Na prorrogação, o estado de Minas Gerais ficou em vantagem e venceu a partida por 20 a 17. As jogadoras ficaram abaladas com a derrota, mas ao mesmo tempo conscientes por terem feito uma boa partida e de levarem a medalha de prata para casa. “Ainda estamos refletindo sobre o jogo, mas o nosso time nem esperava chegar nas finais porque este ano a maioria das meninas está competindo pela primeira vez, mesmo assim, conseguimos a medalha de prata”, destacou Jéssica Leite, capitã da equipe.
O treinador Antônio Fernandes avaliou o desempenho da equipe. “A competição foi muito boa, as meninas superaram todas as minhas expectativas, nem esperava ficar entre as quatro primeiras equipes”.
O técnico falou, ainda, que o esporte contribui muito para a formação cidadã dos estudantes e que por meio dele conseguem melhorar o desempenho escolar. “O desempenho de nossos atletas e, em especial, das nossas alunas de Rondon, melhorou consideravelmente, pois nós cobramos muito e frisamos sempre que para competirem precisam tirar boas notas, então aquela história de que os alunos que praticam esporte têm baixo rendimento não procede, até porque a maioria das nossas ex-atletas está na faculdade”, frisou Antônio.
A equipe de basquete do Colégio Santa Catarina de Sena perdeu para o estado de Rondônia e acabou ficando sem o bronze.