Encontro do GCF reúne representantes da Amazônia Legal
Autoridades debateram atividades de comando e controle, estratégia de atuação para a obtenção de resultados favoráveis à redução de desmatamento e atividades sustentáveis
Na última terça-feira (24), o Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal/Comitê Diretivo da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF Task Force) participaram de uma agenda de trabalho em Brasília.
O evento contou com a participação de secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal onde realizaram alinhamento e validação da proposta de Plano Integrado de Combate aos Incêndios Florestais e estratégias das ações de combate ao desmatamento, marco inicial dos ACTs do Floresta+ Amazônia e COP26.
Durante o dia, o comitê de secretários esteve reunido com o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Na oportunidade, foram apresentadas sugestões de cooperações com os estados amazônidas. “A tônica do encontro foi a construção de uma parceria a ser tratada em âmbito federal. A ideia é realizar essa aproximação do Pará com a união para uma interação, em especial, no combate aos crimes ambientais. Nós esperamos poder ter cooperações além da GLO e que possamos juntos traçar estratégias para combater o desmatamento em todo o estado”, ressaltou o secretário de meio ambiente e sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida.
Foram tratados temas centrais as atividades de comando e controle, a estratégia de atuação para a obtenção de resultados favoráveis à redução de desmatamento e atividades sustentáveis que buscam soluções de longo prazo. “Visamos construir soluções que permitam melhorar a articulação interinstitucional, buscar somar os esforços para que cada um dos estados busque soluções para combater o desmatamento ilegal e os incêndios florestais na Amazônia”, disse o secretário executivo do GCF, Carlos Aragon.
Durante o Fórum Mundial de Bioeconomia, os secretários da Amazônia Legal devem se reunir em Belém para debaterem o papel, a importância e as oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região e o alinhamento do planejamento estratégico do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.