Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Governo do estado entrega equipamentos para feirantes de Belém

Nessa primeira etapa, 362 trabalhadores da feira do Ver-o-Peso foram beneficiados, mas a ação atingirá mais de 3 mil feirantes da Grande Belém. A entrega marca o Dia do Feirante que será comemorado nesta quarta-feira (25)

Por Luana Laboissiere (SECOM)
24/08/2021 12h49

Fogões de quatro e duas bocas, panelas, balanças digitais, entre outros utensílios foram entregues pelo Estado para 362 feirantes Há quase 50 anos trabalhando como feirante, João Ferreira, de 70 anos, considerou esta terça-feira (24) como uma data especial. Ele é um dos 3 mil trabalhadores que estão sendo beneficiados pelo Governo do Estado com equipamentos que poderão ser utilizados nos seus empreendimentos. A entrega oficial dos itens ocorreu pela manhã, no estacionamento da feira do Ver-o-Peso e contou com a participação do governador Helder Barbalho.

 Para o feirante, os utensílios e eletrodomésticos como freezer, geladeira, fogões, panelas, balança entre outros, serão de uma importância muito grande, principalmente por conta das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus. 

A primeira remessa de equipamentos entregues aos trabalhadores do Cmplexo do Ver-o-Pes contempla 120 unidades de balança digitalForam entregues 100 freezers, 50 fogões de duas bocas e 50 de quatro bocas, 120 unidades de balança digital, 80 panelas de pressão, 80 panelas de 20 litros e mais 80 de 22 litros, 80 conchas e 80 escorredores para 362 feirantes do Ver-o-Peso. 

Essa é a primeira leva dos 33 mil equipamentos que serão distribuídos no total para os feirantes da Grande Belém pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Os investimentos nas feiras livres de Belém, como ressaltou o governador Helder Barbalho, irão resultar na oferta de melhores produtos aos consumidores, uma vez que os locais estarão equipados adequadamente o que permitirão aos feirantes terem melhor condições de trabalho.

O governador começou a sua fala, no ato da entrega dos itens, parabenizando a todos os feirantes pelo seu dia que será comemorado nesta quarta-feira (25). “Nossa finalidade é reestruturar as feiras da nossa Belém e assumimos esse compromisso com esses trabalhadores e estamos cumprindo. Parabéns a todos os feirantes pela importância do trabalho de vocês”, ressaltou o governador. Ele lembrou que no dia 12 de junho, dia do aniversário de Belém, o governo junto com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, lançou o programa "Nossa Feira", que está resultando na modernização desses espaços e fortalecimento da economia criativa e circulação de renda.

Avanço

Nesse primeiro momento, os equipamentos entregues foram aos feirantes da maior feira livre da América Latina, mas da mesma remessa, serão distribuídos itens para outras feiras, como Jurunas, Guamá, Terra Firme, São Braz, 25 de Setembro, Providência, Feira da 8 de Maio e Mercado Municipal de Icoaraci, como informou o secretário interino da Sedap, Geovanni Queiroz. 

“Não há nada mais satisfatório do que estender a mão a quem trabalha e esse momento é de valorização a esses trabalhadores que no dia a dia alimentam a nossa mesa. Vamos continuar com a distribuição dos kits, entre freezer, equipamentos de cozinha, equipamentos para trabalhar com a farinha, pescado, entre outros. Parabéns ao governador e aos feirantes”, ressaltou o secretário. 

“Isso é um compromisso do Governo do Estado junto aos feirantes de Belém em que se começa uma etapa para beneficiar mais de 3 mil trabalhadores”, ressaltou o coordenador do Instituto Ver-o-Peso, Manoel da Silva Rendeiro, conhecido popularmente por Didi. Ele explicou que antecedendo a entrega dos equipamentos, houve a etapa de capacitação dos feirantes através de cursos para melhorar mais ainda o atendimento junto ao consumidor, que agora, como ressaltou Didi, passará a contar com uma plataforma digital para poder fazer seus pedidos sem a necessidade de ir até o local de compras.

“Sem precisar sair de casa. A dona de casa a partir de agora, vai poder ter o Ver-o-Peso na palma da sua mão para poder comprar peixe, hortifruti, comprar refeição e falar com as nossas erveiras, também”, anunciou.

O coordenador informou que para atender as necessidades dos trabalhadores, o Governo do Estado, junto com a Instituto Ver-o-Peso e Prefeitura de Belém, realizaram uma pesquisa sócio econômica junto aos feirantes. A previsão é que até o final de setembro todos os feirantes contemplados já tenham recebido os seus kits. 

*Texto de Rose Barbosa (Sedap).