Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos promove cidadania às pessoas com deficiência

Por Gerlando Klinger (SEJU)
23/08/2021 13h58

Equipe da Sejudh atendendo o público no evento de lançamento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e MúltiplaNesta segunda-feira (23), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, participou do lançamento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, que tem como tema “É tempo de transformar conhecimento em ação”. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos disponibilizou ao público atendido pela Apae 50 carteiras de identidade.

João Alves e Antônia Cristina Alves, pais do pequeno João Luiz, de dois anos, chegaram cedo à sede da Apae Belém para garantir a primeira via do RG do filho. “Ação de extrema importância, pois garantir uma documentação é muito importante para os direitos das pessoas síndrome de down, como meu filho”, afirmou Antônia Cristina Alves.

O evento realizado nesta semana, tem como objetivo conscientizar a sociedade para a importância do combate ao preconceito e a necessidade de políticas públicas voltadas para a inclusão desse segmento.

Diretora de Cidadania e Direitos Humanos, da Sejudh, Janaína Renée: "Estamos de portas abertas para fortalecer as políticas públicas''. “É uma pauta levantada com bastante afinco pela equipe de governo. Não trabalhamos inclusão social apenas do ponto de vista das assistências, mas trabalhamos para que haja uma estruturação dessas pautas. Contém com todas as Secretarias para a continuidade da transversalidade de políticas públicas. Estamos de portas abertas, enquanto Sejudh, para receber qualquer demanda, pois estamos de portas abertas para o fortalecimento de políticas públicas para as pessoas com deficiência", afirmou a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, da Sejudh, Janaína Renée.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, promovida pela Apae, desde 1963,e introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017. O objetivo é divulgar informações sobre as condições sociais das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade ao qual vivem, superando as barreiras que as impedem de forma coletiva e com igualdade de condições com as demais pessoas.

Para a gerente dos serviços de Saúde da Apae em Belém, Carol Salomão, a parceria com a Sejudh é de extrema importância, pois leva cidadania não só às pessoas com deficiência, mas a toda a comunidade a qual estão inseridas. “É fundamental porque nós estamos transformando um direito legal, numa ação uma ação de cidadania, o que é de suma importância, pois é mais uma garantia dos direitos da pessoa com deficiência precisa”, afirmou.

A documentação emitida hoje na Apae será entregue aos usuários no mês de setembro. A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla segue até o próximo dia 28 de agosto.