Obra emergencial desvia tráfego de veículos na Avenida Celso Malcher
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) iniciou nesta quarta-feira (18) obras emergenciais em 240 metros de extensão da Avenida Celso Malcher, no bairro da Terra Firme. O trecho interditado se estende desde a ponte até a passagem Santa Helena, um dos pontos críticos no local.
Inicialmente, a interdição para execução dos serviços seria de forma parcial na pista visando garantir fluidez no tráfego de veículos e pedestres. Com o andamento dos trabalhos, a interdição passou a ser total, para acelerar a conclusão da obra, prevista para terminar em 23 de fevereiro. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) apresenta uma rota alternativa aos ônibus e veículos que diariamente usam a via como acesso ao centro da cidade.
No trecho interditado, a Sedop executa serviços no sistema de drenagem e pavimentação da rua, iniciando com a operação tapa-buraco e retirada do asfalto antigo. A obra terá elevação do nível da pavimentação da via em cerca de 30 centímetros, para melhorar o escoamento da água represada na depressão existente no local.
A obra inclui serviço de imprimação, seguido de recapeamento asfáltico, que contará com dispositivos de drenagem (sarjetas e meio fio) para condução da água da chuva até as bocas de lobo que já estão prontas, do mesmo modo que as calçadas. Também no bairro da Terra Firme, na Passagem Vilhena, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) executa obras com as mesmas características.