Escola Profª Isaura Baía, em Mocajuba, é a 72ª reconstruída pelo Governo do Pará
Mais de 2.400 alunos da rede estadual são beneficiados com a entrega do novo espaço de aprendizagem
Revitalizada, ampliada e equipada. Assim o governo entregou à comunidade de Mocajuba a Escola Isaura BaíaHá cerca de 20 anos, a Escola Estadual de Ensino Médio Profª. Isaura Baía, em Mocajuba, na região do Baixo Tocantins, não recebia uma completa revitalização. Essa realidade mudou na tarde desta sexta-feira (20), quando o governador Helder Barbalho devolveu aos mais de 2.400 alunos matriculados na unidade escolar e aos trabalhadores da educação um novo e moderno espaço de aprendizagem, totalmente reconstruído e ampliado.Helder Barbalho e Elieth Braga no ato de entrega da escola
O governador disse que, em fevereiro de 2019, esteve na unidade escolar e constatou que o espaço estava em ruínas. “Andei pela quadra, e ao redor estava tomado pelo mato alto. Todos os prédios da escola estavam em péssimas condições e, claramente, este era o retrato da educação pública no Estado do Pará. Hoje, é com enorme satisfação que volto aqui à ‘Isaura Baía’, com ela totalmente reconstruída, salas de aulas climatizadas, com laboratório de informática, laboratório multidisciplinar, quadra reformada e coberta, entre outras inúmeras melhorias. Com toda certeza, os alunos deste local podem bater no peito e dizer que estudam em uma das melhores escolas paraenses”, enfatizou Helder Barbalho,ao entregar a 72ª escola reconstruída pelo Governo do Pará.
A estudante da 3ª série do ensino médio Darliene Gonçalves comemora a entrega da reconstrução da Escola Estadual Profª. Isaura Baía, para ela a “realização de um sonho”. Segundo Darliene, as benfeitorias na unidade ajudarão os alunos a ter uma educação melhor, aumentando a competitividade. “Estar aqui hoje é motivo de alegria, porque quando a gente vinha para cá era desestimulante. As salas não tinham ar condicionado, era muito quente, e o ensino ficava prejudicado por conta dos quadros que estavam quebrados. As carteiras estavam danificadas, as portas faziam muito barulho, e agora a gente se sente realizado por estar em uma escola totalmente nova. A gente sempre sonhou com esse dia, e me sinto muito realizada em presenciar isso, e ver que tudo mudou para melhor”, ressaltou.
Melhores resultados - Atualmente, a unidade escolar atende 2.481 alunos nas seguintes modalidades: ensino médio regular (1ª a 3ª séries), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Sistema Modular de Ensino (Some) e Atendimento Educacional Especializado (AEE), nos turnos da manhã, tarde e noite. O diretor da escola, Godofredo Campos, disse que a reconstrução era aguardada há vários anos pela comunidade escolar mocajubense. O gestor acredita que, a partir de agora, os resultados educacioLaboratório de informática
“Quando nossa escola estiver funcionando com todos os seus espaços, vai proporcionar uma melhoria significativa para toda a população, principalmente aos alunos que buscam uma formação e perspectivas melhores para suas vidas. Portanto, este local vai oportunizar, a partir de agora, espaços dignos para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra da melhor maneira, a toda a comunidade escolar”, frisou o diretor.
Trabalhando há 32 anos como servente na escola, Lucirene Corrêa contou que está muito feliz com as obras de reconstrução e ampliação da unidade escolar. “Estou muito feliz, porque durante todo esse tempo em que trabalho lá nunca houve uma grande reforma como essa. Eu sempre sonhava que um dia isso iria acontecer, e ainda bem que pude presenciar esse feito. Agora nossa escola tem laboratórios de informática e de ciências devidamente equipados, quadra de esportes, que nunca houve. Agora, sem dúvidas vamos poder ofertar uma educação de qualidade para os nossos alunos”, disse a servidora.
Nova estrutura - A Escola Estadual Profª. Isaura Baía passou por revitalização em 2.350,40 m², sendo ampliada em 253,19 m², com a inclusão de novos ambientes pedagógicos.
O aluno da 3ª série do ensino médio Alessandro Leite agradeceu “ao governador Helder Barbalho por estar devolvendo a nossa escola toda revitalizada. Esse momento é muito significativo para todos nós. Ao longo de muito tempo esperamos muito por esse dia. A palavra que resume este momento é felicidade!”.
As melhorias na unidade contemplaram espaços como salas de aula, laboratórios multidisciplinar e de informática, sala de leitura, sala do AEE, secretaria, arquivos, sala dos professores, coordenação pedagógica, direção e vice-direção, depósito, cozinha, área de serviço, bicicletário, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência (PcD). A escola ganhou ainda uma quadra poliesportiva coberta com vestiário, auditório, recreio coberto e um novo reservatório de água.
Sala de leitura incluída na nova estruturaNa obra foram investidos recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A aplicação desses recursos possibilitou a garantia de maior comodidade, conforto e qualidade de ensino para toda a comunidade escolar.
O prefeito de Mocajuba, Cosme Macedo, afirmou que, “como gestor do município, me sinto muito honrado e gratificado de ter hoje uma escola totalmente recuperada, e que há muitos anos estava abandonada, sem nenhuma intervenção do Estado. Graças ao olhar sensível do governador Helder Barbalho com o nosso município, conseguimos realizar esse sonho!”.
Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc