Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Jucepa enfatiza em Salinópolis vantagens da integração à Redesim

O trabalho da Junta Comercial visa desburocratizar os processos de abertura de empresas, a fim de aumentar a geração de emprego e renda nos municípios

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
20/08/2021 20h31

A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) encerrou nesta sexta-feira (20) a quarta etapa do Projeto Jucepa Itinerante, no município de Salinópolis, na Região de Integração Rio Caeté, nordeste paraense, com o seminário “Integrando os Novos Gestores Municipais à Redesim”. As palestras ocorreram na Câmara Municipal, com a presença de analistas, contadores e usuários da região.

Cilene Sabino, presidente da JucepaUm dos balneários mais procurados no Pará, o município de Salinópolis ocupa o 29° lugar no ranking de empresas ativas no Estado, com 2.909 empreendimentos. Destes, 412 são de empresários individuais; 1.940 MEI (Microempresa Individual); 210 Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada); 321 Sociedades Limitadas; 12 Sociedades Anônimas; sete cooperativas e sete de outros segmentos.

Na abertura do seminário, a presidente da Jucepa, Cilene Sabino, ressaltou a importância do sistema para o desenvolvimento econômico do Pará. "Só agora, em 2021, foram registradas 407 empresas. Fazendo um comparativo com o ano de 2018, quando não havia pandemia, foram 299 durante todo o ano, ou seja, podemos ver que o município, em apenas sete meses, já ultrapassou os dados de 2018. Isso significa que as empresas estão vindo para a região, e a integração com o sistema da Redesim traz muito mais celeridade e facilidades aos processos de abertura de empresas", afirmou Cilene Sabino.

Benefícios - O prefeito de Salinópolis, Carlos Alberto Sena Filho, disse que vem investindo na modernização dos serviços prestados pela prefeitura, pois entende que integração com a Redesim traz benefícios ao empreendedor e à arrecadação municipal.Em Salinópolis, o seminário foi realizado na Câmara Municipal

Segundo ele, "o município está em desenvolvimento econômico, e muitas empresas querem se estabelecer aqui. Então, é fundamental tornar esse ambiente atrativo e desburocratizar os processos de abertura de empresas, para desta forma aumentar nossa geração de emprego e renda local". 

O evento contou com a presença de gestores municipais, analistas, contadores e usuários do município e da região. Também foram ministradas palestras sobre Ambiente de Negócios; Inovação; Tecnologia e o Papel do profissional de contabilidade no desenvolvimento regional; Licenciamento do Corpo de Bombeiros; Banpará Produtos; Avanços de Certificação Digital; Cooperativismo como Alternativa de Desenvolvimento Local; Importância dos pequenos negócios para o Brasil; Serviços Notariais e de Registro: A serviço da Sociedade; Programa de Microcrédito do Governo do Pará e Jucepa Digital e a Redesim.