Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PÚBLICA

Estado entrega mais uma escola e amplia número de vagas no ensino médio em Mocajuba

Desde janeiro de 2019, a Escola Estadual de Ensino Médio Benedita Marilda da Silva Braga é a 71ª unidade de ensino devolvida pelo governo à população

Por Governo do Pará (SECOM)
20/08/2021 19h35

Governador Helder Barbalho e a secretária de Educação, Elieth Braga, no ato de entrega da nova escola em MocajubaO município de Mocajuba, na Região do Baixo Tocantins, agora conta com mais um espaço de aprendizagem adequado à formação educacional e profissionalizante de jovens e adultos. Trata-se da Escola Estadual de Ensino Médio Benedita Marilda da Silva Braga, que foi entregue pelo governador Helder Barbalho durante agenda de trabalho nesta sexta-feira (20) na região.

O chefe do Executivo estadual expressou sua alegria em poder estar no município entregando uma nova e moderna escola da rede pública estadual, que recebeu o nome de Benedita Marilda Braga, como forma de reconhecer uma ilustre mocajubense pelos relevantes serviços prestados à população local.Helder Barbalho, Elieth Braga e outras autoridades em um dos laboratórios da escola

“Essa mulher não cuidou somente de sua família, mas também de toda a população deste município. Seu nome estará eternizado, para que as próximas gerações possam lembrar o seu legado. Tenho certeza que este novo espaço permitirá com que possamos dobrar o número de ofertas para o ensino médio, em Mocajuba. Além disso, iremos inovar com a implementação do ensino técnico-profissionalizante no turno da noite, para formar mão de obra de qualidade e dar oportunidade para a juventude que aqui reside”, frisou Helder Barbalho.A nova unidade da rede pública estadual de ensino pode atender mais de 1.400 alunos do ensino médio regular e outras modalidades

Obra retomada - A construção da unidade escolar começou em 2011. No entanto, ficou abandonada por vários anos. As obras foram retomadas e concluídas pelo atual governo. O espaço está totalmente preparado e equipado para atender mais de 1.400 alunos do ensino médio regular (1ª a 3ª séries), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Atendimento Educacional Especializado (AEE) e outras modalidades, nos turnos da manhã, tarde e noite.Quadra poliesportiva coberta

A diretora da escola, Laura Américo, falou da expectativa em poder receber mais alunos e com mais comodidade, em um novo ambiente educacional. “É com grande satisfação que recebi o convite para assumir a Escola Estadual Benedita Marilda da Silva Braga. Desde o princípio, ficamos muito felizes com a notícia da entrega deste novo espaço de aprendizagem, que vai reforçar as ações pedagógicas do ensino médio e beneficiar, de maneira considerável, uma grande parcela da população mocajubense”, ressaltou a gestora.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, comentou sobre a entrega da escola, que agora vai dobrar a oferta de vagas para o ensino médio. “Hoje, é um dia de extrema felicidade, pois Mocajuba recebeu uma nova unidade escolar com 12 salas de aula, com mobiliário completo e dotada de toda a infraestrutura escolar necessária ao aprendizado. Graças a esse novo espaço vamos ampliar a capacidade de atendimento para os alunos do ensino médio, além de ofertar pela primeira vez o ensino técnico-profissionalizante na cidade”, destacou.

Investimentos – Com obras executadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e financiadas com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a nova escola dispõe de 12 salas de aulas, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, laboratórios multidisciplinar e de informática, sala de vídeo, sala de arte, espaço de convivência, sala dos professores, espaços pedagógicos, banheiro masculino e feminino, recreio coberto, sala do Conselho e equipamentos que propiciam a acessibilidade às pessoas com deficiência (PcDs). São 5.088,91 metros quadrados de estrutura física, com equipamentos que atendem às necessidades de toda a comunidade escolar.

A escola agora dispõe de 12 salas de aulaAlém dos estudantes, professores e a equipe técnico-pedagógica vão usufruir de um ambiente moderno, confortável e com toda a infraestrutura necessária ao ensino de qualidade. Desde janeiro de 2019, esta será a 71ª escola entregue pelo Governo do Pará, o que reafirma o compromisso do Executivo com a melhoria da educação pública.

Homenagem - Benedita Marilda da Silva Braga nasceu em 1942, em Mocajuba, e foi casada com o ex-prefeito do município, Amadeu Coelho Braga. Durante os quatro anos da gestão do marido (2001-2004), Benedita atuou como secretária de Assistência Social e coordenou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Benedita Braga faleceu em 2015, aos 73 anos, e deixou seu legado nas áreas assistencial, de direitos humanos e educação.

Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc