Quase 60 bairros da Região Metropolitana de Belém não registram aumento da criminalidade
Os bairros Aeroporto, Agulha, Fátima, Itaiteua, Ponta Grossa, São Francisco, Almir Gabriel e Nova Marituba apresentaram resultados positivos, tendo um desempenho de 100% na redução
Segundo dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Analise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), 57 bairros da Região Metropolitana de Belém não apresentaram alta nos registros de Crimes Violentos Letais intencionais. O CVLI reúne os casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, 20.
O estudo construído pela Siac leva em consideração o período de 1º de janeiro a 15 de agosto dos anos de 2020 e 2021. O relatório, feito periodicamente, tem como objetivo monitorar os registros para avaliar e melhorar traçar as estratégicas com ações preventivas e ostensivas de órgãos de segurança pública em todo o Estado.
Os bairros Aeroporto, Agulha, Fátima, Itaiteua, Ponta Grossa, São Francisco, Almir Gabriel e Nova Marituba apresentaram resultados positivos, tendo um desempenho de 100% na redução, avaliando o período nos dois anos consecutivos.
O planejamento, estratégias de proteção e ostensividade garantiram que os números fossem um reflexo da atuação constante dos órgãos de segurança pública do Pará, como afirma o secretário de segurança pública e defesa social, Ualame Machado.
Ualame Machado, secretário de segurança pública
“Nós estamos investindo muito fortemente na segurança pública e a população tem essa percepção nas ruas. São mais e novas viaturas entregues, seja carros ou motos, que garantem mais qualidade durante a jornada de trabalho para os profissionais e um serviço mais eficaz para a sociedade”, pontuou Ualame Machado lembrando das entregues de novos veículos feitas esta semana para as Polícias Civil e Militar.
TERPAZ - Os bairros beneficiados pelo programa de políticas públicas Território pela Paz (TerPaz), de iniciativa do Governo do Estado, também mostraram números de redução significativa. O roubo, por exemplo, reduziu 39% no Icuí, em Ananindeua; 29% na Cabanagem, 19% no Guamá, 21% na Terra Firme e 33% no Centro de Marituba. As reduções compreendem ao período de 1º a 19 de agosto dos anos de 2020 e 2021.
O TerPaz faz parte de uma articulação do governo do estado, que em parceria com a Segup promove o Plano de Ação Integrada em sete bairros da região metropolitana (Guamá, Terra Firme, Jurunas, Bengui, Icuí, Nova União e Cabanagem), possibilitando ações em políticas de segurança e defesa social.