Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO

Governo confirma compromisso com a educação e lança Enem Pará Digital 2021

Iniciativa vai garantir o acesso a diversos conteúdos preparatórios ao exame para alunos das redes municipal, federal e particular, além do público externo em geral

Por Fernanda Graim (SECTET)
20/08/2021 11h01


Na noite da última quinta-feira (19), o Governo do Estado confirmou mais uma vez o compromisso com a educação. Foi realizada ao vivo a aula inaugural do Enem Pará Digital 2021. A iniciativa faz parte do Polo Metropolitano Pré-Enem e vai garantir o acesso a diversos conteúdos preparatórios ao Exame para todos os alunos das redes municipal, federal e particular, além do público externo em geral.

O Enem Pará Digital é desenvolvido em parceria pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com apoio do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A aula inaugural foi apresentada pelo professor Yuri Santiago, coordenador da plataforma desenvolvida pela Sectet; e pelo professor Diego Maia, coordenador de ações Pré-Enem digital da Seduc. Na ocasião, foram apresentados os professores que vão ministrar as aulas na plataforma. Logo em seguida, os estudantes já puderam assistir às primeiras de química, com o professor Anderson Marques; e de matemática, com o professor George Christ. 

Novidades

Lançado em 2020, o Enem Pará Digital traz novas funcionalidades em 2021. Entre os principais destaques, está o lançamento do aplicativo do projeto, além de aulas em libras e um sistema de inteligência artificial para avaliação constante e programação automática de reforço, com aulas e exercícios extras. No ano passado, mais de 10 mil alunos de todas as regiões do estado foram beneficiados com os serviços da plataforma.

Para o professor Yuri Santiago a plataforma permite diminuir as diferenças entre os estudantes de maior e menor pode aquisitivo. “Mostra a preocupação do governo do estado com a diferença entre aquelas pessoas que têm acesso à formação via internet, por meio de plataformas, e outras pessoas que não têm. Sabemos que existem desafios, como a necessidade de equipamentos melhores, mas é um esforço que o governo vem fazendo para conseguir disponibilizar um conteúdo de qualidade para todos os estudantes”, destacou.

 A inscrição e o uso da plataforma são gratuitos e nela os estudantes podem assistir às aulas de todas as disciplinas do Enem no computador, tablet ou smartphone a qualquer hora e em qualquer lugar. Os estudantes podem ter acesso ao Enem Pará Digital por meio do link https://enempara.net.br/ .