Sedap capacita produtores com curso inseminação artificial em Marabá
Objetivo é formar mão-de-obra com qualidade, melhorando o rebanho e assim gerar mais renda com a prática de inseminação na comunidade
A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) em parceria com a regional de Carajás promoveu um treinamento teórico e prático sobre Inseminação Artificial e Inseminação Artificial em Tempo Fixo, em bovinos. Participaram da capacitação nove produtores em Marabá.
O objetivo do curso é de capacitar produtores e formá-los como inseminadores para que possam aplicar a técnica nas suas propriedades e nas propriedades vizinhas e, com isso, melhorar o rebanho e gerar mais renda com a prática de inseminação na comunidade. Nesta sexta-feira (20) termina a programação que foi iniciada na última terça-feira (17). A iniciativa fez parte do conjunto de ações desenvolvidas do programa de desenvolvimento das cadeias produtivas de origem animal, coordenadas pela produção animal da Sedap.
O médico veterinário Ronald Tavares afirma que o curso é importante para a região porque o município de Marabá está entre os maiores rebanhos na escala dos rebanhos de nível nacional. "A técnica não foi mais desenvolvida porque falta mão-de-obra técnica mais capacitada e é muito gratificante a Secretaria desenvolver esses cursos com objetivo de formação de mão-de-obra local para ajudar na melhoria da qualidade de vida das pessoas e atender essa necessidade que tem no mercado, de profissionais capacitados na região".
Para Sebastião da Silva, 57 anos, aluno e produtor rural em Marabá, o curso foi de grande importância. "Tem tempo que eu queria melhorar a qualidade do meu rebanho e não podia. Recomendo para todos o curso, e os professores são muito bons. Obrigado por esse presente que a Secretaria nos deu trazendo esse curso", finalizou o produtor.
Texto: Camila Botelho/ Ascom Sedap