Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Sespa entrega a municípios e Centros Regionais câmaras refrigeradas para vacinas

O investimento do governo do Estado visa garantir o correto armazenamento das vacinas contra a Covid-19

Por Melina Marcelino (SESPA)
19/08/2021 18h44

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciou nesta quinta-feira (19) a entrega de câmaras refrigeradas, destinadas ao armazenamento de vacinas contra a Covid-19, para 18 municípios paraenses. O primeiro contemplado com o equipamento foi o município de Altamira, na região do Xingu, que recebeu duas câmaras frias de 420 litros. No mesmo município, o 10º Centro Regional de Saúde (CRS), recebeu uma câmara de 1.560 litros.

Segundo Denilson Feitosa, diretor de Vigilância em Saúde da Sespa, os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria com recursos do Ministério da Saúde, para ampliar a rede de armazenamento de vacinas nas regionais de saúde e nos municípios.Com os equipamentos, governo investe na segurança das vacinas que são aplicadas na população paraense

“Com o objetivo de fortalecer a segurança no armazenamento de vacinas adquirimos 58 câmaras frias, sendo cinco com capacidade para 1.560 litros e 53 de 420 litros. Todos os municípios que têm mais de 100 mil habitantes vão receber, ao menos, duas câmaras frias. Algumas regionais vão receber as câmaras maiores, já que elas ficam responsáveis por receber as vacinas dos municípios que apoiam”, explicou o diretor.

Equipamentos são enviados à rede municipal e aos Centros Regionais de SaúdeContemplados - Os municípios que receberão as câmaras são: Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu,
Barcarena, Tucuruí, Altamira, Paragominas, Tailândia, Breves e Itaituba. Belém e Ananindeua vão receber seis câmaras refrigeradas, cada um.

O 4º Centro Regional de Saúde, Capanema, município da região Nordeste; o 10º CRS de Altamira; o 3º CRS, em Castanhal; o 9º CRS, em Santarém, e o 11º CRS, em Marabá, vão receber câmeras de 1.560 litros. O 2º CRS, em Santa Izabel do Pará; o 6º CRS, em Barcarena; o 8º CRS, em Breves; o 12º CRS, Conceição do Araguaia, e o 13º CRS, em Cametá, vão receber câmeras com capacidade para 420 litros. 

“Essa é mais uma ação que demonstra a preocupação do Governo do Pará com o andamento da vacinação contra a Covid-19, garantindo que as doses cheguem com rapidez aos municípios e sejam armazenadas com segurança até a aplicação”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.