Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL

Moradores de Cachoeira do Arari, no Marajó, recebem Projeto ‘Saúde por Todo o Pará’

A Expedição Marajó II esteve, ainda, em São Sebastião da Boa Vista. Nesta sexta-feira (20), os serviços serão disponibilizados em Santa Cruz do Arari e Curralinho. 

Por Giovanna Abreu (SECOM)
19/08/2021 17h02

Serviços do projeto “Saúde por Todo o Pará” chegaram a vários municípios do Marajó“Pedia para Deus uma ação como essa na cidade. Com a emissão de carteira de pessoa com deficiência para a minha filha, vou conseguir continuar o tratamento dela e economizar nas viagens. Com esse dinheiro vou comprar alimento para a minha família. Vai melhorar muito, não só para mim, como para outras mães que vivem a mesma situação que a minha”, conta, a pescadora Leomarina Cabral, que participou da Expedição Marajó I, em Cachoeira do Arari, e é mãe da Melina Ester, de 2 anos, que possui malformação nos pés. 

Os moradores do município de Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó, chegaram cedo à Escola Estadual José Rodrigues Viana para receber diversos serviços do projeto “Saúde por Todo o Pará”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Nos municípios de Soure e Salvaterra, a ação registrou mais de 2 mil atendimentos. A primeira-dama Daniela Barbalho acompanhou o atendimento aos moradores

A primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, que é considerada madrinha da ação, foi conferir de perto a execução dos serviços e reforçou a emoção de participar deste marco para a região do Marajó. “Estar presente por todo o Pará é um compromisso firmado pelo Governo e buscamos, especialmente, com essa ação, reduzir a mortalidade materna infantil da região. A partir de um diagnóstico situacional, além de ações gerais de saúde para crianças, adolescentes, adultos e idosos, vamos trazer mais qualidade de vida para a população”, afirma. 

Para o estudante Antonio Gemaque, morador do município, a ação vai contribuir com a saúde e com a redução de gastos. “Faço acompanhamento em Belém e estou sempre em deslocamento. Consegui tirar minha carteirinha de passe livre intermunicipal. Veio na hora certa essa ação, porque consegui tirar a minha carteira. Agradeço ao Governo, porque é uma oportunidade maravilhosa para todos nós, somos carentes de serviços desse tipo”, conta. 

Adriano Freitas, um dos coordenadores da ação, explica que o acesso à saúde nos municípios marajoaras ainda encontra empecilhos. “Quebrar as barreiras que impeçam o atendimento adequado e aproximar os serviços de saúde da população é o nosso foco com a Expedição”, pontua. Orientações sobre saúde bucal também fazem parte do projeto

O prefeito de Cachoeira do Arari, Bambueta, agradeceu ao Governo do Estado por garantir serviços essenciais para a população marajoara. “Essa gestão tem se feito presente no Marajó e eu só peço a Deus que continue abençoando esse trabalho que vocês estão desenvolvendo aqui”, agradece. 

O secretário Regional do Marajó, Jaime Barbosa, ressaltou que o Governo não mede esforços para levar saúde para todo o Pará. “Essa ação é muito necessária, agradeço pela sensibilidade e pelo trabalho para que a Expedição chegue com eficácia e eficiência nos nossos municípios”, afirma. 

PACTO PELA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA

As visitas técnicas em Cachoeira do Arari foram feitas de forma integrada pelas coordenações de Saúde da Mulher e da Criança da Sespa, na Unidade Mista, que funciona como hospital do município, onde atende gestantes de risco habitual e, eventualmente, em trabalho de parto de alto risco, onde são avaliadas e encaminhadas para a referência. 

“Identificamos as fragilidades e podemos verificar de que forma o Governo do Estado pode atuar para fortalecer os cuidados com a Atenção Materno Infantil. As maiores comorbidades que chegam até a unidade do município são tratáveis e evitáveis com o pré-natal adequado”, afirma Nicolli Vieira, coordenadora de Saúde da Mulher da Sespa. O intuito é identificar o perfil epidemiológico de cada município para traçar ações estaduais focais, de acordo com a necessidade de cada localidade. 

SERVIÇOS

Entre os serviços realizados pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) estão: cadastro para a entrega de órteses, próteses e cadeiras de rodas, com as adaptações necessárias e sob medida; testes da orelhinha e da linguinha, para detectar precocemente alguma alteração; triagem e avaliação de malformações faciais e motoras; orientação nutricional; identificação de problemas auditivos; avaliação de atraso do desenvolvimento neuromotor, entre outros.

Também são disponibilizados durante a ação: a triagem de enfermagem, atendimento médico, emissão de carteira de pessoa com deficiência, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) com aconselhamento; vacinação (DT – difteria e tétano; HPV; Hepatite B e Influenza H1N1); palestras educativas sobre saúde da mulher, saúde da criança, saúde bucal, orientação sobre o aleitamento materno e alimentação de bebês e crianças e distribuição de kits de higiene bucal; emissão de passe livre intermunicipal. Entre os serviços oferecidos à população está a triagem de enfermagem,

EXPEDIÇÕES I e II

Ainda nesta quinta-feira (19), a Expedição Marajó II esteve no município de São Sebastião da Boa Vista. Nesta sexta-feira (20), os serviços de saúde serão disponibilizados em Santa Cruz do Arari e Curralinho. 
Até o final das ações de saúde no arquipélago, também serão contemplados os municípios de Santa Cruz do Arari, Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Portel, Chaves e Afuá. Ao todo, 16 cidades do arquipélago serão contempladas.