Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMA PARÁ

Jovens de Goianésia se mobilizam pelas vagas do cursinho para acesso às universidades

Aula inaugural teve a presença do secretário de Ciência e Tecnologia, Carlos Maneschy, que falou da importância dessa política para o desenvolvimento do Pará

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
19/08/2021 15h54

Público de candidatos jovens e adultos prestigiou a aula inaugural do curso preparatório para a seleção do Forma Pará, em GoianésiaOs cursos ofertados pelo programa Forma Pará, do governo do estado, mobilizam os estudantes do município de Goianésia, no sudeste paraense. Nesta quarta-feira (18), a aula inaugural do cursinho gratuito ofertado pela prefeitura contou com a participação de pessoas que já são alunas do Forma Pará, de calouros e dos que estão iniciando a preparação para o processo seletivo especial do programa, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Titular da secretaria, Carlos Maneschy participou do evento, onde falou sobre a importância do Forma Pará para o desenvolvimento do estado.

“Este é um programa do governo do estado, do governador Helder Barbalho, que promove acesso ao ensino superior nos municípios. Saudamos os estudantes, esperando que possam ingressar na universidade e possam realmente transformar as suas vidas. É isso que queremos, é isso que o governo quer é assim que será”, ressaltou o secretário.

Também presente ao evento, o presidente da Fundação Amazônia de Apoio a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Marcel Botelho, destacou que a oportunidade oferecida pelo governo do estado é mais um passo decisivo para o desenvolvimento do Pará.

“A oportunidade de ter acesso a cursos de nível superior de qualidade irá repercutir na cadeia produtiva do município, no desenvolvimento das pessoas e da economia. Sem dúvida nenhuma uma prosperidade incrível aguarda essas pessoas aqui em Goianésia”, declarou.

CURSOS

Em 2019, na primeira chamada do programa Forma Pará, foi ofertado em Goianésia o curso de Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Na chamada de 2020, que teve o resultado da seleção divulgado no último dia 6 de agosto, foram aprovados os alunos do curso de Agronomia, que será ministrado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) no município.

“Nossa cidade cresce, dispara no agronegócio e o curso de Agronomia vem na hora mais oportuna possível. Agora temos nossos cursos superiores e estamos tratando de novas oportunidades que virão para o nosso município em parceria com o governo o estado. Nosso muito obrigado”, disse o prefeito de Goianésia, Francisco David Leite Rocha, o Pastor Davi.

Na chamada 2021 do programa, que tem edital previsto para ser lançado em outubro, Goianésia será contemplado com o curso de Enfermagem, da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O secretário municipal de Educação de Goianésia, Lindomar Pereira, falou da alegria em receber o secretário Carlos Maneschy, representando o governo do estado, no momento da abertura do cursinho que prepara os alunos que irão fazer o vestibular de Enfermagem do Forma Pará. “É uma realização de um sonho para Goianésia. É uma alegria muito grande poder estar oportunizando aos nossos jovens munícipes o ingresso no ensino superior”, comemorou.

O cursinho municipal “Prepara” é realizado pela prefeitura de Goianésia em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Segundo a diretora da UAB, Cristina Lima, estão inscritos no cursinho 200 alunos e há uma lista de espera com mais 50 candidatos.

“O objetivo é aprovar o maior número de estudantes moradores do município. Temos conseguido que cerca de 90% das vagas ofertadas pelo Forma Pará sejam preenchidas por moradores daqui”, enfatizou a diretora.