Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MELHORIAS

Hospital de Clínicas implanta dez novos ventiladores pulmonares em UTI

Investimento facilitará a intervenção das equipes assistenciais por meio da utilização de único sistema de suporte ventilatório

Por Marcelo Leite (COSANPA)
18/08/2021 09h27

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) incorporou dez novos ventiladores pulmonares à sua infraestrutura tecnológica de terapia intensiva. Além da modernização do atendimento, o investimento também facilitará a intervenção das equipes assistenciais, por meio da utilização de único sistema de suporte ventilatório. 

Os equipamentos estão sendo instalados gradativamente nas duas unidades de terapia intensiva adulta do Hospital, após um treinamento das equipes para uso eficiente dos recursos disponíveis, entre eles a leitura e análise de dados, gráficos em tela, sistemas de alarmes e modalidades de ventilação.  

Utilizada para dar suporte ao sistema respiratório fazendo a função do pulmão, a ventilação mecânica é feita a partir de um aparelho conectado ao paciente que, por diversos fatores, não consegue respirar espontaneamente por vias normais. Para que isso aconteça de forma segura, são necessários cálculos que relacionam a quantidade de oxigênio necessária para um paciente de acordo com a altura e o peso, e um monitoramento constante para evitar traumas no organismo humano.

Anny Silva atua como fisioterapeuta na unidade de terapia intensiva adulto do Hospital de Clínicas e explica como a modernização e a padronização do sistema de funcionamento dos novos aparelhos será fundamental para os pacientes e para a equipe. “Esse novo modelo de ventilador nos dá mais opções de monitoramento dos parâmetros ventilatórios, facilitando o trabalho de toda a equipe assistencial e aumentando a segurança do paciente”, pontua a profissional. 

Ainda sobre os novos aparelhos, Ivete Vaz, diretora presidente do HC, destaca que o investimento integra o plano de melhorias em infraestrutura tecnológica para mais qualidade na assistência e gestão administrativa. “Esse é mais um avanço dentro do que planejamos para a estruturação do hospital e a garantia de uma assistência de qualidade aos nossos usuários em um ambiente mais moderno e humanizado”, frisou a gestora