Curso em Castanhal capacita profissionais que atuam em urgências
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Ministério da Saúde, passou a ofertar, no município de Castanhal, nordeste paraense, o curso Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede Atenção às Urgências. O objetivo é ampliar o acesso na atenção à saúde, com destaque para a Rede de Atenção às Urgências, iniciada em novembro de 2016, com os municípios abrangidos pelo 1º Centro Regional de Saúde (1º CRS), cuja sede é em Belém.
Nesta sexta-feira (20) ocorreu um seminário de sensibilização para o curso, no auditório do campus do Instituto Federal do Pará (IFPA), em Castanhal. O público-alvo é formado por gestores, gerentes e coordenadores dos serviços de saúde da Rede de Atenção às Urgências e Profissionais envolvidos com a educação permanente em saúde nos serviços de urgências dos municípios abrangidos pelos 3º e 5º CRS.
A atividade tem como objetivo geral fomentar a instalação de Núcleos de Educação em Urgências Regionais, visando o constante aprimoramento dos processos gerenciais e educacionais nos serviços de saúde. Durante a abertura da atividade, o diretor do 3º CRS, Etevaldo Paixão, reforçou a importância da iniciativa, que visa o aperfeiçoamento dos processos gerenciais e educacionais nos serviços de saúde. “É sempre importante qualificar e reciclar os profissionais, pois esse investimento irá refletir, diretamente, na oferta do serviço para a população”, afirmou.
A atividade também foi conduzida ainda pelo supervisor de projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Sidney Marcel Domingues, que explicou a estratégia do curso, cuja meta é estreitar a relação entre as lideranças assistenciais da gestão e da educação permanente na medida em que possam debater problemas da urgência, de forma a dinamizar a rotina dos serviços prestados à comunidade.
Entre outras palestras, os cerca de 60 participantes da atividade puderam rever a organização racional dos serviços de urgência vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as equipes do Programa Saúde da Família (PSF), como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas, os serviços pré-hospitalares móveis (Samu 192) e os serviços hospitalares de urgência em hospitais que atendem urgências. Essa apresentação foi feita pelo enfermeiro Redson Gonçalves, do 3º CRS.
O curso será composto de seis encontros, com aulas presenciais em três dias consecutivos com intervalo de três semanas. Ao final, haverá outro seminário para a troca de experiências.
Serviço: Mais informações podem ser obtidas com a equipe do Departamento de Atenção Integral às Urgências e Emergências da Sespa, situado na Rua Municipalidade, 165, esquina com a Travessa Soares Carneiro, Umarizal, em Belém. Contatos pelo telefone (91) 98115-5811 e pelo e-mail: coordenacaodeurgenciasespa@gmail.com.