TerPaz retoma projeto de música para jovens atendidos pelo programa
O “Música pela Paz” inicia o segundo semestre com novas turmas em quatro bairros da Região Metropolitana de Belém
Jovens retomam atividades do Música Pela Paz na CabanagemA estudante Sâmia Letícia Almeida, de 15 anos, é uma das participantes do projeto “Música pela Paz”, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), dentro do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz). Ela participa desde o início das atividades e agradeceu a oportunidade recebida.
“Eu já aprendi muito desde quando entrei no projeto e tudo isso é muito gratificante porque além de conhecer sobre a teoria e a prática da música, já pude participar de vários eventos pelo TerPaz que nunca pensei que poderia participar, tivemos até camarim para a gente. Então, retornar agora está sendo muito bom”, contou a estudante.
As aulas, no território da Cabanagem, foram retomadas na última segunda-feira (09), na Escola José Valente Ribeiro, e reúnem jovens que buscam se profissionalizar e aprender mais sobre o universo da música.
Segundo o coordenador do projeto, os alunos estão preparando uma apresentação para o encerramento do projeto na Cabanagem“Aqui na Cabanagem tem um perfil de muitos músicos, muitos estudantes de música, e a gente teve sucesso na formação dessa turma, com várias crianças e adolescentes que já tocavam e estavam buscando esse conhecimento musical e agora buscam um aperfeiçoamento dentro dessa linha de trabalho com a música. Estamos retornando para fazer o encerramento dessa turma com a qual trabalhamos há algum tempo”, informou o professor e coordenador do projeto, o músico Príamo Brandão.
De acordo com Príamo, o projeto vai atender ainda este mês outros territórios. “Além da Cabanagem, vamos abrir novas turmas também na Terra firme e Jurunas, em Belém; e no Icuí-Guajará, em Ananindeua, que também vão fazer esse mesmo processo, com aulas de iniciação à leitura, escrita musical e prática musical em grupo”, informou.
O professor acrescentou que “o projeto consiste em um modulo de três meses, em que a gente trabalha esse aperfeiçoamento teórico e prático, para que os participantes possam se inserir dentro do mercado da música. Alguns já tocam na igreja, já têm banda, então, aqui nós damos essa orientação, assim como os alunos que estão aprendendo que vêm para cá em busca de formação e de conhecimento”, disse.
O projeto é dividido em duas disciplinas, sendo a primeira Iniciação à leitura e escrita musical e a segunda, Prática musical em grupo.O jovem Eduardo Henrique Andrade, de 15 anos, toca baixo. Ele se diz apaixonado por música, e afirma que o projeto vai ajudar em um importante propósito. “Comecei no mês passado, a convite de uma colega que estava participando, eu já sabia tocar violão e bateria, mas aqui estou aprendendo a fundo a teoria da música, leitura, além de outros instrumentos, tipo baixo e teclado, sou da igreja Luz e Vida (Ilev) e quero com a música por levar o evangelho de Deus para outras pessoas”, contou o estudante.
Novas turmas
O “Música pela Paz” atende cerca de 20 jovens na Cabanagem. No próximo dia 17 de agosto, começa uma nova turma no território do Icuí, na Escola Estadual Icuí Laranjeira (Rua 21, S/N).
No dia 18, será a vez do território da Terra Firme, na sede da Associação dos Moradores Gabriel Pimenta (Passagem Souza, 12); no dia 19, os jovens do território do Jurunas, no Centro Comunitário Paulo Roberto (Passagem Paulo Roberto, 52). Em cada território, são disponibilizadas 15 vagas.