Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPECIALIZAÇÃO

Hospital de Clínicas é referência para formação em cardiologia e psiquiatria

Implantadas em 2006 e em 2008, as residências nessas especialidades têm a expectativa de chegar aos 100 residentes formados no próximo ano

Por Marcelo Leite (COSANPA)
13/08/2021 08h21

Na semana de comemorações pelo Dia do Psiquiatra (13) e Dia do Cardiologista (14), a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, celebra também os resultados alcançados no trabalho de formação especializada de profissionais nessas áreas a partir do seu Programa de Residência Médica.  

Implantadas em 2006 e em 2008, as residências em Psiquiatria e Cardiologia do HC já habilitaram 92 especialistas com a expectativa de chegar aos 100 residentes formados no próximo ano (54 em psiquiatria e 46 em cardiologia), sem contar as demais residências ofertadas pela Fundação.

Antônio Moreira é residente em CardiologiaA marca reforça a importância do Hospital de Clínicas como um dos principais centros de formação de profissionais para a saúde no Norte do país, além de ser referência para essas especialidades e para Nefrologia na rede pública de saúde do Estado. 

Aos 29 anos, Antônio Monteiro está a poucos meses de concluir a última etapa dos dois anos da residência em cardiologia e de realizar um desejo que vive desde a infância. “Eu digo que a cardiologia foi quem me escolheu, porque eu nasci com um problema no coração que foi corrigido aos oito anos com uma cirurgia. As experiências que tive na faculdade aumentaram esse interesse, assim como a residência, que foi meio turbulenta no primeiro ano por causa Covid-19, mas também de muito aprendizado”, explica Antônio. 

Residente em Psiquiatria, Jefferson Sacramento está iniciando a jornada de aprendizado nos HC. Natural de Macapá (AP), o jovem viu na área de saúde mental uma possibilidade de contribuir com a cidade de origem. “Comecei há cinco meses e ainda tenho um longo caminho pela frente. Nesse pouco tempo, percebi que essa é uma área diferente, carente, que precisa de bons profissionais e a pandemia mostrou essa necessidade, com a explosão dos casos de transtornos mentais. Isso reflete no fato de eu querer voltar para atuar na minha cidade natal, que precisa muito desse serviço”, pontua Jefferson

Hospital de Ensino

Reconhecido pelo Ministério da Educação como Hospital de Ensino desde 2013, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna mantém seu programa de Residência Médica desde 2004 e de Residência Multiprofissional desde 2012. 

Na área de residência médica, são 12 especialidades ofertadas: Clínica Médica, Hemodinâmica, Medicina Intensiva, Urologia, Nefrologia, Psiquiatria, Cardiologia Adulto ou Pediátrica e cirurgias Geral, Vascular, Cardiovascular ou Área Básica. Para a área multiprofissional, o programa engloba a formação em Terapia Ocupacional, Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física. 

Sobre os resultados alcançados com o Programa de Residência no HC, Haroldo Khoury, diretor de Ensino e Pesquisa na instituição, ressalta como esse histórico de formação de profissionais impacta também no fortalecimento da assistência em saúde por todo o Pará.

“O Hospital está bem estruturado no serviço da residência médica e continua investindo para garantir além da qualificação, um bem-estar a estes profissionais durante o período que estejam conosco. Nós temos todas as ferramentas para um bom aprendizado e lançar no mercado profissionais bem qualificados para as áreas de cardiologia, psiquiatria e demais especialidades que fazem parte do nosso programa.