Com diálogo e arte, TerPaz promove programação alusiva ao Dia Internacional da Juventude
A aproximação com jovens do bairro do Jurunas debateu políticas públicas e abriu espaço para o 'Telas em Movimento'
Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, o governo do Estado, por meio do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), apresentou a primeira edição do Projeto “Juventude Pela Paz” nesta quinta-feira (12), na Escola Estadual Placídia Cardoso, no Jurunas, um dos bairros atendidos pelo programa. A ação é uma iniciativa da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e Fundação Cultural do Pará (FCP).A arte e a cultura do bairro do Jurunas ganharam destaque no evento
“Hoje nós realizamos esse evento aqui no bairro do Jurunas, que foi direcionado para a Juventude, em comemoração ao Dia Nacional da Juventude. O principal objetivo foi para nos aproximarmos ainda mais desse público jovem, no sentido de conhecer, conversar e refletir sobre as políticas públicas que fazem parte do TerPaz, para que eles se apropriem dos serviços, já que essa política pública foi pensada para eles. Foi uma grande troca e um grande bate-papo”, ressaltou a diretora do Núcleo de Articulação da Cidadania da Seac, Juliana Barroso.Joyce Cursino, jornalista e cineasta
A programação se estendeu durante todo o dia e foi composta por iniciativas culturais do próprio bairro, voltadas aos jovens. Durante a ação foi realizado o “Telas em Movimento”, uma iniciativa criada no Jurunas para debater cinema, inclusão digital e juventude, após a exibição do documentário “Conhecidíssima como a Noite de Paris”. O cine-debate contou com a presença da jornalista e cineasta Joyce Cursino e da artista Leona Vingativa.
“O ‘Telas em Movimento’ é um festival de cinema das periferias. É um projeto de cinema independente, que começou em 2019. Hoje pudemos falar um pouco mais sobre esse trabalho. Eventos como esse são de extrema importância, já que juntam a comunidade e o poder público”, disse a jornalista Joyce Cursino.
“Para mim, foi maravilhoso fazer parte desse evento. Só tenho a agradecer por ter sido convidada, e também ao ‘Telas em Movimento’ por ter feito parte desse projeto. Foi um sonho realizado. Fizeram uma pintura minha em um muro aqui no bairro do Jurunas. Foi tudo muito lindo”, informou Leona Vingativa.
Prevenção de doenças - À tarde, jovens participaram de palestras do TerSaúde, executado pela Sespa, sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência e métodos contraceptivos. Houve ainda distribuição de preservativos.
Joely Pantoja, vencedora da Batalha All StyleO universitário Jothan Netto, 21 anos, estuda dança na Universidade Federal do Pará (UFPA), que se reconhece como uma pessoa não binária. Segundo ele, fazer do projeto “nesse dia é muito importante, porque a juventude, principalmente periférica, é muito carente de políticas públicas. Existe essa demanda urgente. O governo está de parabéns por essa ação! É importante fazer ações para esse público, tanto atividades de debate, quanto a programação cultural”.
O encerramento foi com o “Encontro Norte de Danças Urbanas”, que reuniu diversos segmentos de dança e música com o propósito de promover a cultura urbano-periférica nos Territórios Pela Paz. Além da Cypher (roda livre de dança), o encontro teve uma Batalha de Dança no formato All Styles (todos os estilos), com uma premiação em dinheiro para o primeiro lugar.Os jovens também assistiram a palestras sobre prevenção de ISTs, gravidez na adolescência e métodos contraceptivos
Oportunidade - Leone Pinheiro, que foi um dos jurados das batalhas de dança, destacou a importância de eventos como esse. “Essa é uma grande oportunidade de quebrarmos esse preconceito e a marginalização que ainda existe sobre as danças urbanas. Eu acho que o governo acertou em cheio quando promoveu esse tipo de ação, porque é importante que as pessoas saibam que isso é uma arte, e muitas vezes um trabalho. Eu, por exemplo, vivo de dança", disse.
A vencedora foi a artista Joely Pantoja, 25 anos, que recebeu a premiação da batalha ALL Styles. “Para mim foi uma honra participar desse evento, junto com artistas maravilhosos. Eu estou muito feliz em ter vencido. Já pratico essa arte há cinco anos. Ações como essa são de extrema importância para o reconhecimento da nossa arte”, ressaltou Joely.
Em breve, os demais territórios atendidos pelo TerPaz receberão a programação da Juventude Pela Paz.