Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SELEÇÃO

Segup aplica provas para o curso em Tecnologia em Segurança Pública no próximo sábado, 14

Por Aline Saavedra (SECOM)
12/08/2021 17h01

Será realizada, no próximo sábado (14), a aplicação das provas para os candidatos ao curso em Tecnologia em Segurança Pública ofertado pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). Os exames serão realizados em três polos: Marituba, Santarém e Marabá, de 8h30 ao meio dia. 

As provas serão aplicadas no Iesp, em Marituba; na sala de instrução do quartel do 3º Batalhão da Polícia Militar, em Santarém e no auditório do Comando de Policiamento Regional II, em Marabá.  O candidato deverá estar com seus documentos de identificação pessoal (RG e CPF), caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Todos os militares devem estar uniformizados de acordo com a sua instituição. 

Um total de 200 vagas foram ofertadas. Cem candidatos aprovados ingressarão no curso ainda nesse semestre e outros 100 irão iniciar a qualificação no primeiro semestre de 2022. A carga horária totaliza 1.720 horas/aulas em cada turma, de acordo com as orientações do Ministério da Educação (MEC). As inscrições foram gratuitas.

A graduação é destinada, exclusivamente, à categoria de praça e que esteja em atividade nas corporações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar com objetivo de qualificar e capacitar os agentes da segurança pública. Assim como a descentralização na etapa de realização das provas, o curso acontecerá na modalidade à distância a fim de alcançar profissionais que atuam na Capital e no interior do Estado.

O Coronel Antônio Bentes, diretor do Iesp, informou o total do número de inscritos e a forma como a graduação acontecera. “Ao todo, 419 inscrições foram efetivadas para ocupar 200 vagas, ou seja, teremos 2,095 candidatos por vaga. O curso será realizado de forma remota, em uma plataforma online, com previsão de término de dois anos, podendo ser executado em até três anos, ou seja, indo de quatro a seis semestres para a conclusão”, afirmou. 

REQUISITOS 

Entre os requisitos, é necessário que o candidato seja da categoria "praça” e esteja em atividade na Polícia Militar ou no Corpo de Bombeiros Militar, com o Ensino Médio completo ou equivalente. As vagas serão preenchidas por meio de um processo seletivo, que se dará pela avaliação de um texto dissertativo argumentativo.

A declaração de tempo de serviço deverá ser expedida e assinada pelo diretor de pessoal  da PMPA ou do CBMPA para o ato de matrícula do candidato e não mais sendo necessário apresentar no ato de inscrição.