Fundação ParáPaz realiza circuito de palestras em alusão ao “Agosto Lilás”
Em meio ao “Agosto Lilás”, a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a equipe da Fundação ParáPaz concluiu, na manhã de quinta-feira (12), quatro dias de palestras em quatro unidades para os colaboradores do Grupo Mônaco, em Belém e Ananindeua.
Cerca de 100 colaboradores participaram da iniciativa que reforçou a importância do debate sobre a violência doméstica dentro das empresas, esclareceu sobre todas as formas de violência contra a mulher – física, psicológica, sexual, moral e patrimonial - e ainda promoveu os serviços de acolhimento que o Estado oferece às mulheres em situação de violência, como destacou Liani Dias, diretora de políticas sociais da Fundação ParáPaz.
“Recebemos o convite e ficamos felizes com a proposta. Nosso objetivo é propiciar a reflexão e a discussão sobre a temática e é uma grande oportunidade divulgar o nosso trabalho nas empresas. Desde a segunda-feira (09), iniciamos o circuito e foi uma troca muito satisfatória.”, informou a diretora que ainda confirmou que durante o mês de agosto o circuito terá continuidade em outras instituições privadas.
Ministrada por pedagogos e psicólogas, cada palestra durou aproximadamente uma hora e meia e contou com a participação de homens e mulheres. “Muita gente pensa que a violência contra mulher é só importante mulher saber, mas não é. Eu sou pai, tenho esposa, mãe, e isso também vai servir pra elas porque o conhecimento que absorvo eu repasso e acabo sendo um agente multiplicador e isso é importante”, ressaltou Leonardo Gross, técnico de segurança do trabalho no Grupo Mônaco.
Colaboradora na empresa há 8 meses, Crislaine Castro, 28 anos, contou que achou a palestra esclarecedora até mesmo para ela, que já conhecia o órgão. “Realmente não sabia de todos os serviços e da forma de trabalho de vocês e eu vi o quanto é importante ter esse conhecimento até mesmo para ajudar outras pessoas. O suporte psicológico é essencial, pois muitas mulheres tiram a própria vida por se sentirem desprotegidas’, pontuou a consultora de vendas.
A diretora de desenvolvimento humano e organizacional da empresa, Karina Denardin, agradeceu à equipe. “A gente agradece a presença de vocês com essa palestra super esclarecedora e parabeniza pelo trabalho que vocês desenvolvem".
A campanha “Agosto Lilás” tem o objetivo de divulgar, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência de gênero e ocorre durante o mês de agosto em alusão à Lei Maria da Penha, que completou 15 anos no último dia 07.