Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Internas do CRF assinam a confecção de adereços e figurinos da ópera "Die Abreise"

Espetáculo estreia no dia 30 de agosto, com duas apresentações no Teatro da Paz, uma delas especialmente para as custodiadas e servidores da Seap

Por Governo do Pará (SECOM)
12/08/2021 14h17

Mulheres privadas de liberdade, integrantes de uma cooperativa de costura, trabalham na confecção dos figurinos da ópera "Die Abreise"Luxo, glamour e sofisticação definem a criação e confecção de adereços e figurinos masculinos e femininos desenvolvidos e finalizados por mulheres privadas de liberdade para a Ópera ‘Die Abreise’, prevista para ser apresentada no Teatro da Paz. Elas integram a Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), no Centro de Recuperação Feminino (CRF). 

O trabalho de produção dos figurinos para a ‘Die Abreise’ contou com a participação de treze internas, que se dividiram da seguinte forma: três na área organizacional e dez atuando na linha de frente com a costura dos figurinos masculinos e femininos, e também com os adereços que compõem o conjunto.

Figurinista renomado, Hélio Alvarez, junto com a costureira modista Iolanda Galdino, foram convidados pela diretoria do Teatro da Paz para auxiliar as internas na confecção dos figurinos. Mesmo com um abrangente histórico na criação de figurinos, essa é a primeira vez que Hélio trabalha com custodiadas do sistema penitenciário.

“Eu tenho muito orgulho de estar realizando esse trabalho aqui na Coostafe. Eu vejo o quanto essas moças são talentosas, basta ter alguém para orientar e dar um norte, que elas desempenham tudo com muita seriedade.”, comentou o figurinista, e completou: “Estou muito feliz em saber que uma ópera vai sair daqui produzida por elas.”.

“Quando veio esse desafio para nós, ficamos sem saber se conseguiríamos ou não, mas nós mesmas nos auto-desafiamos e conseguimos desenvolver esses figurinos lindos e maravilhosos.”, comemorou Leilane Sales, que trabalhou na organização da montagem dos figurinos.

Confiança e superação são os sentimentos que pautam a participação da interna do CRF na produção do figurino da ópera "Die Abreise"A interna também comentou sobre a importância da confiança depositada nelas. “Tivemos um resultado maravilhoso, e somos gratas a toda a equipe da casa penal, à Seap, e também à Secult. Todos deram um ‘up’ em nosso trabalho. A missão foi cumprida, e teremos muitas outras coisas para produzir. Vai ser lindo, um espetáculo maravilhoso e o melhor é que terá nossa participação.”, finalizou.

SUPERAÇÃO

Sara Jane  integra a Coostafe e costura desde que entrou no projeto, já fez várias peças e se emociona ao constatar o que conseguiu realizar e o quanto se superou. “Com esse trabalho eu aprendi muito e foi bastante gratificante. Ajudei na costura e inclusive costurei a saia da cantora. Eu sabia costurar, mas não pensei que conseguiria fazer algo assim. Os professores são muito atenciosos. Eu amei participar.”, disse.

‘Die Abreise’ (A partida) é uma ópera cômica, em um ato, do compositor Eugen d'Albert, e será apresentada no dia 30 de agosto, no Teatro da Paz. Serão dois concertos, um realizado às 16h, exclusivo às custodiadas que criaram e confeccionaram os figurinos, e também para alguns servidores da Seap. E às 20h desse mesmo dia será feita uma apresentação aberta ao público.

SONS DE LIBERDADE

Os trabalhos fazem parte do Projeto ‘Sons de Liberdade’, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria (Seap), em parceria com a Secretaria do Estado de Cultura (Secult), e que visa à ressocialização das pessoas privadas de liberdade, por meio do trabalho e da arte.

O ‘Sons de Liberdade’ utiliza o som e a música no ambiente prisional como estímulo e oportunidade de acesso à cultura para as pessoas privadas de liberdade no Pará, com exibição de apresentações e performances musicais em unidades prisionais. O projeto prevê, entre outras atividades, aulas de iniciação musical, como base no canto coral e percussão; a realização de oficinas de capacitação de mão de obra especializada para atuar na cadeia produtiva de cenários e objetos cenotécnicos de espetáculos, entre os quais óperas, musicais, peças teatrais, desfiles carnavalescos, manifestações folclóricas, entre outros, utilizando diversos materiais.

“Esse projeto só denota a transformação do sistema penitenciário paraense. Do caos à organização, da dominância do crime para o controle do estado e a garantia das assistências a todos os custodiados. Cenários, figurinos de uma ópera sendo produzidos dentro de unidades prisionais é um marco que demonstra que, no sistema penitenciário, as pessoas privadas de liberdade passaram a ter oportunidades de acesso à educação, trabalho e cultura”, diz Belchior Machado, diretor de Reinserção Social da Seap.

O projeto funciona inicialmente na Região Metropolitana de Belém e já beneficia, nesse primeiro momento, mais de 300 custodiados.

*Texto de Sheila Faro (SEAP).