Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO E CIDADANIA

Estado inicia reforma de 80 unidades no residencial Riacho Doce I no Guamá, em Belém

Iniciadas em 2008, as obras são retomadas pela gestão estadual para garantir moradia digna às famílias remanejadas de áreas da Bacia do Tucunduba

Por Matheus Rocha (SEAC)
11/08/2021 14h34

O governador Helder Barbalho em visita ao local das obras no bairro do Guamá, ao lado de técnicos e dirigentes estaduais, nesta quartaO governador Helder Barbalho assinou, na manhã desta quarta-feira (11), a Ordem de Serviço que autoriza a conclusão das obras de reforma do Conjunto Habitacional Riacho Doce I, no bairro do Guamá, em Belém. Iniciadas em 2008, as obras estão sendo retomadas pela atual gestão estadual com o objetivo de garantir moradia digna às famílias remanejadas de áreas atingidas pelo projeto estrutural de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que muda para melhor a vida de cerca de 150 mil pessoas em bairros como Guamá, Terra Firme, Marco, Jurunas e Canudos. 

Ao todo, serão 80 novas unidades habitacionais construídas no Riacho Doce I, distribuídas nos blocos 03, 04, 05, 06 e 07. Cada apartamento terá 47 metros quadrados. As unidades se juntarão aos apartamentos dos conjuntos Riacho Doce II e III, totalizando 448 novas unidades habitacionais distribuídas nos três residenciais

Durante visita ao local das obras, o governador Helder Barbalho falou sobre a importância da construção das novas unidades. “É fundamental que possamos garantir que os conjuntos habitacionais estejam prontos, diante dos remanejamentos necessários para que as obras de intervenção em drenagem, requalificação e reurbanização na Bacia do Tucunduba possam ser concluídas. Estamos assegurando que as famílias possam ser remanejadas para um lugar digno e, por outro lado, liberando as áreas para que o canal possa fluir com tranquilidade as suas águas, evitando alagamentos e dando qualidade de vida para estas famílias”, afirmou Helder Barbalho. 

Moradora, Lia Menezes: "Nós, que somos mulheres e trabalhadoras, precisamos de moradia digna. Estamos muito esperançosos".Para quem mora no bairro do Guamá, o momento é de expectativa para a entrega das novas unidades. É o caso da moradora Lia Menezes, que há 40 anos vive no local e assistiu de perto aos avanços do projeto no Tucunduba. “Nós, que somos mulheres e trabalhadoras, precisamos de moradia digna. Estamos muito esperançosos. O governador vir aqui pessoalmente reafirmar essa entrega é muito bom. Penso que ele está fazendo com que a gente tenha um futuro melhor, com nossas crianças e adolescentes. Esse olhar do governador tem sido acolhedor pra nós da periferia”, disse a moradora.  

A moradora Sílvia Macedo vive há 20 anos no bairro do Guamá e falou sobre a importância da conclusão das unidades habitacionais. “Pra gente é muito importante o governador vir aqui na área e reafirmar o compromisso com essa população tão carente. São famílias que estão pagando aluguel, com problemas de emprego e renda. Pra gente é um grande conforto saber que o governador tem esse olhar.” Afirmou.

Moradores atentos à conversa com o governador sobre o compromisso do Governo do Pará com habitação digna para quem mais precisaTitular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), pasta responsável pela execução do projeto, o engenheiro civil Ruy Cabral tratou a conclusão do Riacho Doce I como a realização de um sonho. “Estamos assinando a ordem de serviço para a finalização dessa obra e realização de um sonho para essas pessoas que precisam dos apartamentos. Este é o compromisso do Governo do Estado, no sentido de dar melhores condições de vida para a população. É um momento de muita felicidade.” Destacou o gestor estadual. 

Quem também participou do ato foi o presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Orlando Reis. “Dentro de uma visão alongada, a Macrodrenagem do Tucunduba é um grande projeto que atinge cinco bairros de Belém e vai trazer uma melhoria espetacular nas condições de vida dos moradores.” Declarou o presidente da companhia. 

Entregas – Com investimento superior a R$ 5 milhões, as obras de conclusão das 80 unidades do conjunto habitacional Riacho Doce I tem entrega prevista para Agosto de 2022. Antes disso, em Dezembro deste ano, o Governo irá entregar à população da capital 368 unidades em outras etapas dos residenciais Riacho Doce I, II e III.