Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Estado reestrutura comitê para promoção do aleitamento materno

Por Giovanna Abreu (SECOM)
10/08/2021 12h05

Fortalecer as políticas públicas e ações de promoção, de proteção e de apoio ao aleitamento materno no Estado é a principal finalidade do Governo do Estado com a reestruturação do Comitê Estadual de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do Pará (CEAM-BLH/PA), instituído pela Portaria nº 707, publicada no Diário Oficial do Estado

O Comitê é uma estratégia adotada pela Coordenação Estadual de Saúde da Criança, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para combater a ameaça da pandemia da Covid-19 sobre o aleitamento, especialmente, relacionada ao enfraquecimento de ações sobre o tema. 

Ana Cristina Guzzo, coordenadora de Saúde da Criança, explica que o CEAM-BLH/PA possui caráter eminentemente educativo, ético, técnico, informativo, normativo, mobilizador e de assessoria a instituições governamentais, como o Departamento de Atenção à Saúde e a Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Sespa, assim como o Centro de Referência Estadual em Bancos de Leite Humano (CREBLH), o Banco de Leite Humano João Aprígio Guerra de Almeida da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) e à sociedade civil organizada. 

“O Comitê Estadual é interinstitucional e multiprofissional e essa articulação com as organizações sociais tem a intenção de ampliar o diálogo e potencializar as ações em prol do aleitamento, compartilhando e capilarizando o conhecimento técnico que o embasa, assim como as melhores estratégias de promoção, proteção e apoio”, explica a coordenadora.  

A coordenadora do banco de leite da Santa Casa do Pará, Vanda Marvão, destaca a representatividade do Comitê como essencial para a sua função. “Com a articulação entre diferentes setores da sociedade, podemos ter mais subsídios para as questões do aleitamento materno, incluindo mobilização para a doação de leite humano e criação de postos de coleta pelo estado”, assegura. 

As reuniões do Comitê devem ocorrer de forma trimestral (na primeira terça-feira dos meses definidos). Reuniões extraordinárias podem ocorrer a depender da necessidade.

REDE INTERNACIONAL

Um dos órgãos participantes do CEAM-BLH/PA é a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network (IBFAN), que é formada por mais de 270 grupos de ativistas espalhados por cerca de 168 países e que atua há 40 anos para a melhoria da nutrição e saúde infantis. 

A nutricionista da Rede IBFAN Brasil – seção Pará, destaca que o objetivo do Comitê junto à rede é coordenar esforços de proteção ao aleitamento materno, compartilhar informações e aumentar a consciência mundial sobre a importância da amamentação. 

“Nossa missão é promover e defender o aleitamento materno e eliminar as práticas não éticas de mercantilização de produtos que interferem negativamente na amamentação. Nossa participação como integrante do Comitê, vem ao encontro dessa missão e da ação em defesa do direito de amamentar”, pontua a nutricionista. 

AGOSTO DOURADO

A reestruturação do Comitê reforça a campanha do “Agosto dourado”, do Ministério da Saúde, que é dedicada às ações de apoio ao aleitamento materno. O tema deste ano é "Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”.

A Sespa está realizando ao longo do mês diversas programações, em sua maioria de forma virtual, para promover o assunto. Saiba mais aqui