Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANIVERSÁRIO

Paragominas chega aos 52 anos como modelo de sustentabilidade

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/01/2017 00h00

A cidade de Paragominas, pioneira na implantação do projeto “Municípios Verdes” no Pará - política estratégica de governo para a conservação do meio ambiente da qual tem sido exemplo bem sucedido desde sua adesão - completa 52 anos nesta segunda-feira (23). Com mais de 107 mil habitantes (IBGE/2015), o município também se destaca na produção agropecuária – sedia uma das feiras mais importantes do setor no Brasil, a Agropec – e mineral. Por essas e outras potencialidades, Paragominas vem recebendo diversos investimentos por parte do governo do Estado.

Localizado na região de integração do Rio Capim, distante 300 quilômetros da capital paraense, o município possui um dos maiores rebanhos do Pará com grande produção de leite, carne e derivados, além de um grande potencial para a mineração, principalmente da bauxita, presente em 58% do município. Na agricultura familiar, destacam-se os cultivos da soja, milho e arroz.

Há dois anos, a advogada Maxiely Scaramussa Bergamin lançou o livro ‘Paragominas: A experiência para se tornar um município verde na Amazônia’, em que relata o processo que levou à saída de Paragominas da lista dos municípios que mais desmatavam no País para se tornar um exemplo de sustentabilidade. “Contar a história de Paragominas é contar também um pouco da minha história, da história da minha e de outras tantas famílias que migraram para o município décadas atrás, quando tudo ainda era fumaça e poeira, e com muito trabalho ajudaram a transformá-lo no que é hoje”, conta.

Maxiely ressalta que a trajetória de luta de sua família lhe ensinou valores que ela pretende repassar para os filhos e netos. “Guardo recordações de histórias vividas nesta cidade que transformaram minha maneira de ver o mundo, como o movimento voluntário para transformar a paisagem local e dar qualidade de vida às pessoas. Lembro-me de meu pai e de outros cidadãos limpando as ruas na cidade, e de minha mãe doando-se no atendimento aos portadores de hanseníase, na luta pelo espaço estudantil e no trabalho com crianças e adolescentes com deficiências. São exemplos que vou levar para a vida e faço questão de passar aos meus filhos, que pretendo criar nesta terra e ensinar a força da união aprendida com minha família e com esta cidade”, afirma.

Segurança

Em janeiro deste ano, a unidade da Corregedoria Regional da Polícia Civil de Paragominas foi uma das cinco unidades do Pará que receberam novas viaturas destinadas à substituição das que já somavam mais de quatro anos de uso. A entrega de caminhonetes e carros foi feita na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, em Belém.

Saúde

Com apenas dois anos de funcionamento, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, alcançou um índice de aprovação de 98% pelos usuários, atribuído ao atendimento de seguro, de qualidade e humanizado. A unidade acolhe a demanda de quase 800 mil usuários de 22 municípios do entorno. Os mais de 300 colaboradores garantem a assistência em média e alta complexidade e, de janeiro a novembro de 2016 foram responsáveis pela realização de 245.517 exames (internos, externos e laboratoriais), 1.812 cirurgias e mais de 16 mil atendimentos ambulatoriais.

Para o diretor executivo do hospital, Júlio Garcia, a estatística de atendimento não significa apenas metas atingidas. “São vidas salvas. São usuários que passam a ter melhor qualidade de vida e problemas de saúde que, na sua maioria, terminam solucionados. São expectativas atendidas e isso faz muito bem a todos nós".

Pacto Pela Educação

Paragominas obteve um dos melhores desempenhos entre os municípios paraenses no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP). O município aderiu ao "Pacto pela Educação do Pará" e registrou índice de 5.2 na avaliação dos 4º e 5º anos, também um dos maiores no ranking dos municípios paraenses, subindo 0,6% na comparação com o ano de 2013. Do 8º ao 9º ano o município obteve o índice de 4.1, um ponto percentual acima da média de 2013 nestas séries.

Atenção Básica

No ano passado, o município também recebeu novas ambulâncias destinadas à manutenção da assistência em saúde. O recurso destinado à aquisição de veículos e equipamentos para o atendimento na Atenção Básica é fruto de uma parceria do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Produção

O município de Paragominas é um dos polos de piscicultura mais promissores do estado. Só em 2015, registrou um faturamento de aproximadamente R$ 2,5 milhões na produção de peixes em cativeiro. De acordo com um estudo contratado pelo município, os lucros com essa atividade cresceram mais de 70% desde 2013.

Município Verde

Um esboço do que se tornaria uma política estratégica de estado para a conservação do meio ambiente começou a ser elaborado em 2008, em Paragominas, e recebeu o nome “Paragominas Município Verde”. O objetivo do projeto era tirar do município o título de maior desmatador do Pará. Atento à necessidade de mudança na gestão dos recursos naturais e interessado em disseminar a experiência de sucesso em outras regiões, o Governo do Pará lançou, em 2011, o Programa Municípios Verdes (PMV), apostando na ousadia e no pioneirismo da iniciativa.

Os avanços foram perceptíveis em todo estado, com a redução expressiva do desmatamento, segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em 2010, as áreas de floresta desmatadas somavam 3.770 km². Em 2015, esse número caiu para 1.881 km², uma redução de quase 50%.

Regularização Fundiária

O Instituto de Terras do Pará (Iterpa) entregou 50 títulos de terras a pequenos e médios produtores rurais de Paragominas no ano passado, beneficiando famílias da comunidade Baixo Uraim e, ainda dos municípios de Dom Elizeu e Ipixuna do Pará. “Com esses títulos, as terras desses produtores ganham segurança jurídica, permitindo, além da regularização, que as famílias possam acessar linhas de crédito e incrementar a produção”, ressalta o presidente do órgão, Daniel Lopes.

Cidades Digitais

O município de Paragominas foi um dos pioneiros na implantação do projeto “Cidades Digitais”, do Ministério das Comunicações em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa). O governo do Estado foi pioneiro na criação das estradas do terceiro milênio, as infovias em fibra óptica, e com o apoio do governo federal disponibilizou essas vias a diversos municípios do interior por meio do projeto.