Semana de acolhimento aos calouros da Uepa encerra com Trote Solidário
Alunos dos campi de Marabá e Santarém doaram sangue nas unidades da Fundação Hemopa
As aulas já iniciaram na Universidade do Estado do Pará (Uepa), e a primeira semana de agosto foi marcada por acolhimento e atividades para receber os calouros, com destaque para o Trote Solidário. Na última quinta-feira (5) e nesta sexta-feira (06), os calouros dos campi de Marabá, no Sudeste, e Santarém, no Oeste, participaram do Trote, com doação de sangue nas unidades da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) dos municípios.
A ação envolveu cerca de 100 alunos. Um deles é o calouro de Enfermagem da Uepa em Santarém, Ítalo Tavares, para quem “essa ação é superimportante, porque não sabemos o dia de amanhã. Há várias pessoas precisando dessa doação, e algum dia podemos precisar também. Quando todo mundo se ajuda, fica mais fácil”.
Ainda no Oeste do Pará, o calouro de Medicina Leandro Carvalho também foi um dos doadores. Ansioso para o começo das aulas, ele continua aproveitando as programações oferecidas aos novos alunos. “Ações solidárias são muito necessárias e de grande valor. Sempre que puder continuarei com essa corrente solidária”, afirmou.
Recepção - Ao longo da semana, todos os campi da Uepa promoveram recepções nos formatos on-line, híbrido e presencial, de acordo com o bandeiramento dos municípios, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.
Em Marabá, a semana começou com acolhida virtual aos calouros, pela plataforma Google Meet. Durante a programação, os alunos conheceram mais sobre os cursos nas palestras ministradas pelos coordenadores, e também prestigiaram uma apresentação musical.
“Me senti acolhida. A Universidade me passou dicas e tirou muitas dúvidas durante a reunião”, contou a caloura de Medicina Victória Bailão, que participou da palestra on-line. “Eu tenho altas expectativas. Sempre sonhei com o momento que estou vivendo, e mal posso esperar pelas aulas”, acrescentou Victória.
Já em Santarém, o acolhimento aos calouros começou com boas-vindas e apresentação do campus, de forma presencial. Também foram realizadas testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento da Unidade de Referência Especializada de Santarém, e arrecadação de material de higiene pessoal para doação aos idosos do Lar São Vicente de Paulo. “O principal objetivo da Semana do Calouro é acolher e promover a integração entre os acadêmicos calouros e veteranos da instituição, de forma criativa e dinâmica”, ressaltou a coordenadora do Campus da Uepa em Santarém, professora Sheyla Oliveira.
Texto: Rebeca Costa – Ascom/Uepa