Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CCBS

Pesquisas de alunos e professores da Uepa são socializadas em e-book

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
06/08/2021 17h19

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou, por meio da Editora Hawking, o e-book Pesquisa em Saúde: Experiências do Ensino e Assistência do CCBS. A publicação aborda os itinerários de pesquisadores que desenvolvem trabalhos na Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), além das experiências do Centro Especializado de Reabilitação Tipo III (CER III), ambas unidades localizadas no Campus II da Uepa, em Belém.

A coletânea, organizada pelos docentes da Uepa, Erica Feio Carneiro Nunes, Ana Irene Alves de Oliveira e José Robertto Zaffalon Jr, é composta por 18 capítulos agrupados em investigações empíricas, relato de experiência, revisão bibliográfica e estudo teórico, desenvolvidos por docentes e discentes da Uepa e outras instituições de ensino superior do estado do Pará que possuem cursos na área da saúde. O objetivo é apresentar discussões e contribuições encontradas em torno da assistência em saúde.

Para uma das idealizadoras do e-book, a doutora em Psicologia e docente da Uepa, Ana Irene de Oliveira, a ideia para obra surgiu da necessidade de oportunizar espaços para que profissionais da área da saúde e discentes em formação possam publicar pesquisas sobre as experiências com assistência em saúde que vem sendo desenvolvidas dentro da Ueafto e do CER III. “Queremos estimular a produção científica dos profissionais da área da saúde, além de possibilitar aos discentes, que desenvolvem pesquisas de iniciação científica ou extensão dentro da Ueafto e do CER III, espaços para publicar suas experiências. Portanto, queremos que cada vez mais as pesquisas em saúde sejam sociabilizadas com a sociedade e o público em geral”, afirmou.

Integração entre as diversas áreas da saúde

Além de oportunizar um espaço para publicações, a obra também concretiza a estratégia pensada pela equipe de docentes da Uepa que organizou o e-book, em consolidar parcerias e estimular ações intrainstitucionais, por meio do debate sobre temas que envolvem questões interdisciplinares dos diversos cursos da área da saúde, entre eles, Medicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Saúde Coletiva, que compõem o quadro de graduações na área da saúde da Uepa.

Segundo uma das organizadoras, a doutora em Ciências da Reabilitação e docente da Uepa, Erica Feio, o e-book é a continuação de um trabalho que vinha sendo realizado dentro do CSE. Porém, este ano a intenção foi desenvolver uma obra que integrasse todos os espaços que possuem trabalhos em assistência em saúde do CCBS. “No Centro de Saúde Escola (CSE) recebemos muitos pedidos de projetos de pesquisa, extensão. Então, há uma grande movimentação de alunos e professores realizando estudos por lá e além disso, os profissionais de saúde vinculados ao espaço se envolvem nesses estudos. Desta forma, o e-book surgiu como mais uma forma de divulgar esses estudos que viemos há alguns anos desenvolvendo, tanto que já tivemos dois e-books publicados anteriormente, intitulados Pesquisa em Saúde: experiências do ensino e assistência do Centro de Saúde Escola do Marco Volumes I e II, mas esse ano decidimos colocar CCBS, uma vez que o CSE, a Ueafto e o CER III fazem parte do mesmo, portanto, consolidando melhor a relação entre o ensino e a assistência”.

As discussões trazidas e apontadas pelo e-book Pesquisa em Saúde: Experiências do Ensino e Assistência do CCBS buscam auxiliar os profissionais, docentes e estudantes das diversas áreas da saúde, ao propor novas reflexões que buscam repensar o papel daquele que desenvolve trabalhos e pesquisas em assistência em saúde, suas ferramentas e prática como profissional de saúde, estudantes em formação ou educador da área.

Para a discente do sétimo semestre do curso de Fisioterapia da Uepa, Luane Monteiro, o e-book valoriza o trabalho do pesquisador e dá a chance aos estudantes da Uepa de publicar pesquisas e assim perceberem que podem atuar tanto em ambulatórios, clínicas ou hospitais quanto como produtores de ciência. “Participei como uma das autoras discentes de um capítulo do e-book, cujo título é Avaliação Durante a Vigilância do Desenvolvimento e a minha experiência com a proposta foi incrível, pois pude atuar promovendo conhecimento para comunidade acadêmica não só da minha universidade como também do Brasil, haja vista que a editora é de fora do Estado do Pará. Portanto, fico extremamente contente com a Universidade fomentando a pesquisa científica tanto para os professores quanto para nós, discentes, além de que a obra trata de assunto de relevância para diversas áreas da saúde, por causa da pulverização dos temas contidos para o meio acadêmico e a sociedade em geral”, ponderou.

Texto: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)