Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Em três anos, Segurança Pública reduziu em mais de 50% o número de roubos a ônibus

Este resultado é reflexo de um trabalho de planejamento contínuo, com mais viaturas nas ruas e policiais mais bem preparados e posicionados estrategicamente

Por Walena Lopes (SEGUP)
06/08/2021 16h13

Aumento do número de policiais contribui para queda da violência Nos últimos três anos a Segurança Pública do Estado enfrenta de forma ostensiva a criminalidade, alcançando índices significativos na redução da violência em todo o Pará, com destaque para a queda no número de roubos a coletivos, com resultado expressivo de redução das ocorrências acima de 50%.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), o roubo ao transporte coletivo diminuiu 95,9%, nos últimos sete meses deste ano de 2021. Esses números quando comparados com o mesmo período no ano de 2019 apresentam redução de 74,8% dos casos. Já em relação ao ano de 2020, 53,8% de ocorrências foram registrados, no período que compreende os meses de janeiro a julho de 2021.

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado, essa queda expressiva é reflexo da forte atuação dos órgãos do Sistema de Segurança Pública, que de forma integrada, atuam nas operações de combate à criminalidade, bem como com em razão da presença de viaturas policiais nos horários considerados críticos; e em locais como o início e o final das linhas dos ônibus, o que coincide com o horário de saída e retorno de centenas de milhares de pessoas em deslocamento na Região Metropolitana de Belém (RMB). 

“Um dos pontos primordiais da nossa atuação e que conta de forma positiva nesses três anos seguidos de gestão é a redução de roubo a coletivos. Essa é uma modalidade criminosa que vitima dezenas de pessoas só de uma vez, pois os coletivos costumam conduzir uma média de 40 a 60 pessoas por viagem, impactando de forma negativa na percepção de segurança da sociedade. Em razão disso montamos várias operações de rotina pontuais, dentre elas, na saída e chegada segura da população em suas casas, por meio da Polícia Militar, que fortalece com o seu efetivo os principais pontos, especialmente, no início e final das linhas de ônibus, além da realização de abordagem durante o percurso. Isso tem reduzido significativamente o número de roubos a coletivos resultando, nos três últimos anos, uma forte redução apontando índices de queda acima dos 50%”, destacou o secretário.Agentes da Segurança Pública atuam nos grandes corredores

Planejamento – As ações que a Segurança Pública do Estado vem adotando para que esses índices se mantenham sempre em queda são consequências de planejamentos táticos ostensivos desenvolvidos pelos órgãos de segurança para combater a criminalidade. Pontos bases da Polícia Militar, posicionados nos principais corredores da cidade, são uma das estratégias de policiamento utilizadas para conter as ações criminosas direcionadas aos coletivos, além do monitoramento em alguns pontos de ônibus que agregam um maior número de pessoas com o objetivo de garantir o embarque e desembarque seguro para a população.

O dialogo e aproximação com os proprietários das linhas dos coletivos também fazem parte do planejamento que visa, sobretudo, ao deslocamento mais tranquilo e seguro à população que utiliza os transportes públicos diariamente. 

“Nós mantemos sempre o diálogo e reuniões com os proprietários das linhas de ônibus, que também têm a responsabilidade de se adequar, cada vez mais, às necessidades da população. Orientamos quanto à implementação de câmeras internas nos coletivos, bem como, com os cuidados cabíveis para que se possa evitar esse tipo de crime. Este ano chegamos a obter níveis muito rasos de  registros, apresentando, até mesmo, meses onde não houve ocorrências computadas do crime na Região Metropolitana. Em termos de criminalidade, a redução foi tão importante que nos mostra que os planejamentos montados para coibir essa modalidade deu certo, porém um ou outro caso ainda ocorrem. Contamos também com a conscientização dos passageiros que podem tomar medidas preventivas para que possamos juntos manter a queda desses números e fazer cumprir nossa meta de enfrentamento a criminalidade no nosso Estado”, enfatizou o titular da Segup.