Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Adepará capacita produtores de Cachoeira do Arari, no Marajó, para notificação da febre aftosa

Agência de Defesa Agropecuária do Pará promove, regularmente, orientações sobre a importância da vacinação contra a doença e o cadastro agropecuário na Adepará

Por Rodrigo Reis (PC)
05/08/2021 16h49

Equipe da Adepará levou orientações sobre a importância da notificação de casos de febre aftosa para produtores na ilha do MarajóProdutores rurais do município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, participaram de capacitação sobre como identificar a doença da febre aftosa em animais bovinos e bubalinos de suas propriedades. A ação foi realizada pela equipe técnica da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), e ocorreu na comunidade do Bacuri, extrema zona rural do município. 

No total, os 21 produtores locais participantes também receberam orientações a respeito da campanha de vacinação da febre aftosa, o plano estratégico para retirada da vacina e a importância de realizar o cadastro agropecuário na Adepará. A ação foi promovida pela gerência do Programa de Erradicação da Febre Aftosa e Coordenação de Cadastro Agropecuário. 

A capacitação também ocorreu no município Salvaterra. A equipe técnica discutiu as diretrizes do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), com foco na vigilância epidemiológica, Instrução Normativa (IN) 48, plano estratégico e procedimentos a serem adotados antes, durante e depois a etapa. 

Os servidores também receberam informações a respeito do cadastro agropecuário e foram orientados sobre como realizar a correção de coordenadas no Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC-3). 
No próximo dia 15 de agosto inicia-se mais uma etapa de vacinação contra febre aftosa no Marajó.
As capacitações são realizadas com proposta de melhorar a qualidade do serviço de vacinação na região e garantir a eficiência na imunização de animais. A atualização cadastral para todos os produtores vai até o dia 30 de outubro de 2021. 

O município de Cachoeira do Arari possui um rebanho bovino de 39.494 e, de bubalinos, de 45.560 cabeças.

A Adepará executa os trabalhos de prevenção, controle e erradicação da lista oficial de doenças da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Em ações planejadas, equipes da Adepará visitam diversas propriedades dos municípios da Ilha para, a partir da coleta de sangue dos animais, verificar a situação epidemiológica do rebanho.

Para Daniele Brito, gerente Regional de Soure, a capacitação é uma oportunidade de promover e melhorar o nível de conhecimento da comunidade local, para que possam detectar precocemente suspeita da febre aftosa e comunicar o serviço veterinário oficial.

“Através das capacitações, a Adepará busca conscientizar e sensibilizar os produtores rurais sobre a doença e como comunicar corretamente ao órgão de defesa. É uma oportunidade também de ouvir o produtor, entender seus anseios e planejar ações no sentido de fortalecer a parceria e, assim, dar mais qualidade aos serviços", explicou a gerente da Adepará. 

A ação contou também com o apoio da gerência de educação sanitária e a gerência regional de Soure. 

Qualidade - O Plano Estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA) objetiva criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre de aftosa e ampliar as zonas de status livre da doença sem vacinação. Para realizar a transição dos status sanitários, foram considerados critérios técnicos e estratégicos. Para isso, o cumprimento calendário preconizado para a etapa de vacinação, objetivando a manutenção da sanidade do nosso rebanho. 

Para comprovar a vacinação, é necessário apresentar, além da nota fiscal de aquisição da vacina, a relação do rebanho, com a quantidade de animais, faixa etária e espécie trabalhada. O produtor que não notificar a vacinação estará sujeito à multa, cujo valor pode variar de acordo com a quantidade de animais. 

Serviço

A Agência de Defesa Agropecuária está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para recebimento de denúncias. No site da Agência - há os contatos dos escritórios em todos os municípios. Os telefones para contato são: 3210-1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por celular, o contato é o 99392-4264.