Polícia Militar realiza aula inaugural do I Curso de Operações de Radiopatrulhamento
A turma de 28 agentes reúne sargentos, tenentes e capitães, todos já imunizados contra a Covid-19
A Polícia Militar realizou a aula inaugural do I Curso de Operações de Radiopatrulhamento na manhã desta quarta-feira (4), voltado à capacitação de policiais militares para o desempenho de operações de radiopatrulhamento, com ênfase no amplo conhecimento de procedimentos operacionais padronizados e no comando, direção e liderança da tropa.
O evento ocorreu no auditório da sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), em Belém, e contou com as presenças do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, além de oficiais e praças.A aula inaugural foi realizada no auditório da Fiepa
O curso reúne sargentos, tenentes e capitães, em uma turma de 28 alunos. Entre os critérios avaliados para admissão ao curso está o bom comportamento na ficha funcional. Além disso, todos os agentes participantes já estão vacinados com a segunda dose contra a Covid-19, e foram submetidos à inspeção de saúde e teste de aptidão física.
Avanços - Durante a aula inaugural, o titular da Segup, Ualame Machado, ministrou palestra detalhando as ações da Secretaria no radiopatrulhamento, como a extensão dos serviços de 190 e 193, obras no Centro Integrado de Operações (Ciop), modernização de equipamentos e aquisição de sistemas inteligentes de identificação.
Todos os participantes estão imunizados contra a Covid-19“É importante sempre valorizar a tropa e capacitar os nossos agentes. Este curso vai garantir que os policiais tenham capacidade para operar o novo Centro, que vamos inaugurar, os sistemas que estamos disponibilizando e as tecnologias novas que virão”, pontuou o secretário.
O comandante-geral da PM também destacou a importância da valorização da tropa por meio da capacitação continuada. “Até o final do ano nós teremos cinco cursos na área de radiopatrulhamento, tendo como missão importantíssima a multiplicação do conhecimento”, disse o coronel Dilson Júnior.
Conteúdo - O curso, que prossegue até 31 de agosto, será realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), com possibilidade de atividades em outras unidades da corporação. Entre as disciplinas estão tiro policial, abordagem, gerenciamento de crise com tomada de refém e policiamento ostensivo direcionado.Coronel Getúlio Júnior, do CPC I (e), Ualame Machado, titular da Segup (c) e coronel Dilson Júnior, comandante-geral da PM
Ao final do curso, os alunos que concluírem com êxito farão uma viagem de estudo ao Piauí, para conhecer o radiopatrulhamento da Polícia Militar, bem como o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) padronizado corporação piauiense.
Também participaram do evento o comandante de Policiamento da Capital I, coronel Getúlio Júnior; o comandante do CPC II, coronel Giorgio Mariúba, e o chefe do Departamento Geral de Cultura e Educação (DGEC), coronel Paulo Sérgio.
Texto: Matheus Soares – Ascom/PM