Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DA SAÚDE

Programas da Seel incentivam a prática de exercícios em todas as idades

Do Bolsa Talento ao Vida Ativa na Terceira Idade, programas fomentam o esporte e promovem o bem-estar físico e mental

Por Governo do Pará (SECOM)
04/08/2021 19h30

O Brasil celebra em 5 de Agosto o Dia Nacional da Saúde, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da educação sanitária. Na promoção do bem-estar físico e mental, a prática de esportes  e de exercícios físicos regulares tem papel fundamental. “Inúmeros estudos já demonstraram que o praticante de exercícios regulares possui menos probabilidade de adquirir doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade, ou seja, de ter uma vida mais saudável”, enfatiza Liane Costa, técnica em Gestão de Esporte da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), órgão estadual que tem a missão de promover e estimular a prática esportiva em todo o Estado.

A Secretaria desenvolve os programas Bolsa Talento, que contempla 94 atletas de diversas modalidades; Vida Ativa na Terceira Idade (com 1.200 alunos com mais de 50 anos, na Região Metropolitana de Belém); Talentos Esportivos (com 600 alunos a partir de 7 anos, na RMB); Canoagem Pará (200 alunos em turmas nos municípios de Oriximiná (na região Oeste), Senador José Porfírio (Xingu) e Portel (no Marajó), e Gol do Brasil (com 230 crianças atendidas na RMB). Devido à pandemia de Covid-19, as atividades estão suspensas. A Seel já estuda a retomada e ampliação desses programas.Atleta do Programa Bolsa Talento no pódio

"O ‘Vida Ativa’ é um programa que todas as pessoas acima dos 50 anos deveriam participar. Eu fazia hidroginástica, yoga, dança e minha saúde mudou muito, a minha vida social, o meu ‘eu’. Fiquei mais fortalecida, ganhei mais energia, e minha coluna que se dobrava, se ergueu", conta Nucia Norma Alves, 68 anos, participante do programa.

Em 2020, o Projeto Clínica de Formação Continuada capacitou 90 pessoas, entre profissionais de Educação Física e Pedagogia, acadêmicos e atletas, nos municípios de Itupiranga (Sudeste), Breves (Marajó) e Igarapé-Açu (Nordeste). A finalidade é capacitar protagonistas de desportos locais para o fomento da prática esportiva.

Nas praias - No mês de julho, o Projeto “Verão Seel” levou atividades esportivas para moradores e veranistas dos municípios de Ponta de Pedras (Marajó), Bragança e Marapanim, ambos na região Nordeste. Nas praias de Mangabeira (Marajó), Ajuruteua e Marudá (Nordeste), o público pôde jogar futevôlei, queimada, futebol de areia, basquete e vôlei em dois finais de semana. As ações alcançaram aproximadamente 500 pessoas.

"Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 150 minutos por semana é o ideal para se ter benefícios com atividades físicas. A pessoa deve encaixar a atividade em sua rotina, de modo a fazer parte do estilo de vida, para obter vantagens para a saúde física e mental, sem esquecer de passar por uma avaliação médica antes de iniciar", reforça Liane Costa.

Instituída em 8 de novembro de 1971 pelo Decreto-Lei 5.352, a data também homenageia o médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872, uma referência no combate a epidemias no Brasil.

Texto: Paula Portilho - Ascom/Seel