Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Emater e Sicoob firmam termo de cooperação para financiamento rural

Por Dayane Baía (ARCON)
03/08/2021 14h22

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) firmou convênio com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) na Transamazônica, com o objetivo de desenvolver negócios da agricultura familiar por meio do crédito. O convênio tem validade de cinco anos e já está disponível para os produtores.

Com a parceria, produtores rurais assistidos pela Emater poderão ter acesso a linhas de financiamento, empréstimo pessoal e microcrédito nos 144 municípios. Carlos Pereira trabalha com agricultura familiar em Benevides, na região metropolitana de Belém, e vê a novidade com otimismo.

Com a produção de hortaliças (jambu, alface, couve etc.) ele consegue fornecedor para mercados de pequeno porte na região, mas sonha em ampliá-la. “Com certeza esse financiamento ajudaria muito o produtor rural, se não tivermos investimento teremos que esperar para entrar na produção para a gente ir fazendo aos poucos e isso leva tempo. Já com o investimento, em um mês, a gente pode aprontar uma área e trabalhar com outros clientes que recebem a minha produção”, avalia.

O produtor estuda formas de conseguir recursos para construir mais 15 galpões e 30 canteiros. “Vou poder aumentar minha produção e entregar para mais clientes. É tudo que eu quero: investir, crescer, o município e todos ficarem satisfeitos. Se o Governo nos abre essa oportunidade, nós queremos iremos receber com muita satisfação”, afirma.

Produtores rurais assistidos pela Emater poderão ter acesso a linhas de financiamento, empréstimo pessoal e microcrédito em todos os municípios em que a instituição atua. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATE) assinou, recentemente, convênio com o SICOOB Transamazônica com o objetivo de desenvolver os negócios da agricultura familiar por meio do crédito. O convênio tem validade de 5 anos e já está disponível para os produtores.

Thiago Leão, responsável pelo crédito rural na Emater em Marituba, explica que esse é o quinto agente financeiro conveniado, ampliando as opções aos produtores conforme as suas necessidades. 

Com vistas à promoção do desenvolvimento rural sustentável por meio da assistência técnica e extensão rural, a Emater viabiliza ações em prol da melhoria da qualidade de vida dos produtores. “O crédito rural é uma ferramenta importante para que o produtor consiga dar um salto na sua produção, melhorar, fazer um investimento na sua lavoura, um investimento na sua cultura e junto com a assistência técnica e com a extensão rural ele possa elevar o padrão tanto de produção, tanto de vida”, pontua Thiago.

Com o crescimento da agricultura familiar, o impacto se reflete no fortalecimento de cadeias produtivas pelo Estado, promovendo a cultura leiteira, a da mandioca, do açaí, a piscicultura, algumas prioritárias para a economia paraense. 

“A base inicial do convênio é começar a articulação entre as agências do Sicoob e os nossos escritórios locais no municípios para que a nossa equipe  técnica conheça melhor como o Sicoob funciona e desenvolve a política de crédito rural e também para o Sicoob  possa conhecer melhor o serviço de assistência técnica  e extensão rural que a Emater desenvolve”, finaliza Thiago.