Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Obras do Terminal Hidroviário de Algodoal, distrito do município de Maracanã, já começaram

O equipamento construído pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), beneficiará diretamente mais de 30 mil habitantes e ficará pronto em breve

Por Bruno Magno (SEOP)
26/07/2021 14h03

Obras do Terminal Hidroviário da ilha de Algodoal, em MaracanãCom objetivo de fomentar o turismo local e proporcionar mais conforto e segurança para os usuários, o Governo do Estado já deu início das obras do Terminal Hidroviário Turístico de Algodoal, no município de Maracanã, nordeste paraense. O novo equipamento, construído pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), beneficiará diretamente mais de 30 mil habitantes e deve ficar pronto em breve

"Já demos início das obras deste terminal que vai trazer qualidade de vida para as pessoas que moram e também para os turistas que vão embarcar de forma segura e com qualidade ao chegarem aqui. O Governo do Estado segue trabalhando e melhorando a qualidade de vida dos paraenses”, frisa Abraão Benassuly, presidente da CPH.

No momento, os operários trabalham na execução dos serviços de engenharia no canteiro de obras montado na ilha. Já foi realizada a sinalização de segurança, enquanto que as estacas de concreto estão sendo produzidas em Belém para depois serem encaminhadas ao local. A obra é executada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal Maiandeua, que abrange 3.100,34 hectares. 

A estrutura hoje utilizada para embarque e desembarque de passageiros está em condições precárias, fora dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O local não possui conjunto naval e nem proporciona acessibilidade e segurança aos usuários, que precisam colocar os pés na areia e na água para embarcar e desembarcar na ilha.

Após a construção, o terminal contará com cadeiras confortáveis e sala de espera para 50 pessoas; banheiros; quatro guichês para vendas de passagens; lanchonete; loja para venda de artesanato e bebedouro.

O novo projeto também inclui sistema de captação de água pluvial para reuso. As instalações elétricas e hidrossanitárias serão renovadas, assim como a sinalização e a plataforma de embarque das carroças, único veículo permitido nas brancas areias de Algodoal. Já a obra naval consiste na instalação de duas rampas biarticuladas metálicas cobertas e flutuante metálico coberto, para embarque e desembarque de passageiros.