Café com Planejamento discute formação do servidor público
O primeiro Café com Planejamento de 2017, realizado na manhã desta quinta-feira, 26, no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) tratou o tema “Formação Profissional: as experiências da Escola Fazendária Estadual (Efaz) e da Escola Técnica do SUS (ETSUS)”.
Segundo a coordenadora da Efaz, Maria de Nazaré Rodrigues, a missão da Escola Fazendária, criada em 1998, é desenvolver a capacitação e a habilidade dos servidores fazendários, com ênfase na Educação Fiscal, contribuindo para a gestão fazendária do Estado do Pará. A Efaz está vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e possui salas de aula convencionais para atender até 75 servidores, laboratórios de informática, salas de trabalho e espaço de integração.
Maria de Nazaré esclarece que o objetivo principal é qualificar servidores fazendários da carreira da administração tributária (auditores e fiscais de receitas estaduais), servidores do grupo de apoio (área da gestão) e servidores do tesouro.
O público externo também é atendido. A sociedade é convidada a aumentar o quadro de auditores e fiscais por meio da Educação Fiscal, que a promove para o pleno exercício de cidadania, e sabedora da importância da ampliação da arrecadação.
A ETSUS Dr. Manuel Ayres, nome que homenageia o médico paraense, professor e ex-secretário de saúde, acabou de completar 11 anos atuando com a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) sendo uma das 40 instituições que a integram. Sua gestão é centralizada, mas a atuação é estendida para todas as 13 regiões de saúde com centros que oferecem cursos de formação inicial e continuada, e formação técnica de nível médio, como Qualificação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Endemias (ACE), Curso de Formação de Agentes de Controle do Câncer, Curso de Qualificação de Conselheiros de Saúde, Curso Técnico em Citopatologia, Curso Técnico em Hemoterapia entre outros.
“Vivemos um momento particular, com problemas graves, como por exemplo, o câncer do colo de útero, que é o que mais nos preocupa, e informar a comunidade, de forma transversal, é fundamental”, afirma o Dr. Raimundo Sena, médico especialista em saúde pública e diretor da ETSUS.
Só em 2016 foram capacitados 1.770 servidores, incluindo o curso de Capacitação em Doenças Raras para a Prática na Atenção Básica e a Capacitação Pedagógica para Docentes, e em 2017 a ETSUS pretende ampliar a oferta de novos cursos, com vinculação ao recém criado Programa Pará Profissional.
A ETSUS já qualificou cerca de 26 mil servidores do Sistema Único de Saúde estadual desde sua implantação.
Para Fátima Coelho Booij, do 6º Centro Regional de Saúde, localizado em Barcarena, que participou do Café atraída pelas informações que receberia sobre a ETSUS, foi uma agradável surpresa conhecer também a trajetória da Escola Fazendária e a importância da gestão nessa área, fundamental para a saúde financeira do estado. “Entendi que as áreas são interligadas, e tem de ser, para que consigamos alcançar excelência nos resultados”, afirmou.