Arcon recebe prefeito de Castanhal para discutir otimização do transporte de passageiros
A diretoria da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) recebeu na tarde desta quinta-feira (26) os representantes da prefeitura e secretaria municipal de trânsito de Castanhal para tratar do ordenamento do transporte de passageiros dentro do município. Esta é a primeira reunião do atual prefeito eleito, Pedro Coelho Filho, com a diretoria da Arcon-PA.
Na ocasião a equipe do município se apresentou e foram expostos os problemas observados pelo secretário de trânsito, Elder Ribeiro. Entre eles, a utilização de paradas irregulares para embarque e desembarque de passageiros e a não utilização do Terminal Rodoviário do município mesmo por veículos regularizados.
O diretor geral da Agência, Bruno Guedes, sugeriu que, para que a fiscalização seja mais intensa e constante, seria conveniente assinar um convênio de cooperação técnica com o município para que os agentes de trânsito locais pudessem agir também como fiscais do transporte intermunicipal. Já existem convênios como este com outros municípios.
"A diretoria da Arcon tem estabelecido como meta a aproximação com os gestores municipais, numa integração, via convênio, para a delegação de competência da fiscalização. O município de Castanhal se destaca por ser um polo de toda aquela região, portanto, o tráfego de veículos transportando passageiros vindos de outros municípios é intenso. A união das forças contribui para a melhoria do serviço de transporte e ao mesmo tempo com o município para as questões de trânsito.
Aproveitamos ainda para alinhar com o município a necessidade diária de combater o transporte clandestino de passageiros", destacou Guedes.
A gerente do Grupo Técnico de Transporte Terrestre, Marta Sales, esclareceu sobre o processo de homologação de pontos de embarque e desembarque de passageiros, que ordenaria o trânsito na região e também traria mais segurança para os usuários. Estes pontos não substituirão o Terminal Rodoviário, que segue sendo o local mais indicado, pois garante que direitos como gratuidade e meia-passagem sejam plenamente respeitados e fiscalizados.
Ações integradas serão posteriormente realizadas para que o transporte de passageiros seja otimizado na região de Castanhal. Segundo o diretor de normatização e fiscalização da Arcon-PA, Karim Zaidan, “algumas intervenções são necessárias e urgentes no que se refere ao sistema de transporte intermunicipal que envolve o município de Castanhal, e a melhor maneira de buscarmos soluções é esse diálogo envolvendo o poder executivo municipal".