Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Junho de 2021 é o segundo melhor mês no indíce de crimes violentos nos últimos 10 anos

A coordenação da Segup no trabalho integrado das forças de segurança e os investimentos em novas tecnologias resultam em expressiva queda da criminalidade

Por Governo do Pará (SECOM)
22/07/2021 13h33

O investimento em equipamentos e a capacitação dos agentes de segurança têm garantido redução considerável dos crimes violentosApós dois anos de intenso trabalho no combate à violência urbana, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) aponta o ano de 2021 como mais um mês de forte estabilidade nos índices de criminalidade. Dados da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, mostram junho de 2021 como o segundo melhor mês na trajetória histórica entre os meses de junho. O mês junho de 2020 é o primeiro no ranking histórico, desde o ano de 2010.

Neste Junho de 2021, as ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), como os homicídios e os latrocínios - lesão corporal seguida de morte  - caíram abaixo de 200 ocorrências. Um exemplo direto do trabalho sério de integração que a Segup promove entre as forças policias, dos investimentos em capacitação do efetivo e da aquisição de novas tecnologias para o Sistema de Segurança Pública do Pará. 

O mês de junho de 2021 registrou 187 ocorrências de CVLI, uma redução de 24% em relação a 2019 quando houve 246 registros. Ao comparar com dados de junho de 2018, o mês mais crítico entre os meses de junho para a segurança pública, o declive fica próximo de 50% (47,0%).

Em dois anos de forte queda, o governo do Estado, através da Segup, se empenha para manter a estabilidade e tem obetido ótimos resultados com a queda em alguns meses, destaca o titular da Segup, Ualame Machado.

“Especificamente, o mês de junho deste ano, foi onde nós tivemos uma forte redução na criminalidade relacionada aos outros meses da linha histórica desde 2010, perdendo apenas para o ano passado, em que estávamos saindo do período de forte pandemia e de isolamento. Junho é também, dentro deste ano, um dos melhores meses. Assim nós fechamos o semestre com números muito bons”, avalia Ualame.

Primeira metade do ano com números positivos para a Segurança Pública

A aquisição de lanchas modernas reforça a segurança pública De acordo com a Segup, o primeiro semestre de 2021 obteve 1.164 registros de CVLI, apontando queda de 27% em relação ao mesmo período de 2019. A trajetória de declínio da criminalidade se comparada ao mesmo período do ano de 2018, alcança 46%.

De acordo com o secretário Ualame Machado, a Segup seguirá intensificando a atuação integrada das forças de segurança, os investimentos em novas tecnologias e as ações estratégicas.

“No mês de junho, em especial, tivemos a operação "Impacto", que foi fundamental para que pudéssemos fechar o mês com números positivos, também novas tecnologias sendo apresentadas à população, como o reconhecimento de placas veiculares em nosso monitoramento e várias novas tecnologias que estarão à disposição das forças de segurança e também da população, como o reconhecimento facial e câmeras corporais para que a gente possa melhorar cada vez mais”, observou Ualame Machado.

*Texto de André Macedo (Ascom / Segup).