Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Sedap e Senar constatam avanços na assistência a produtores de gado e leite no sul do Pará

Ação realizada em parceria pelas duas instituições envolve quatro municípios ao longo da PA-279 e integra o portfólio do programa Territórios Sustentáveis

Por Governo do Pará (SECOM)
16/07/2021 15h06

Assistência técnica do projeto Ateg Mais Pecuária atende 250 produtores das cadeias de bovinocultura de corte e leite ao longo da PA-279Viabilizar assistência técnica a 250 produtores das cadeias de bovinocultura de corte e leite em quatro municípios da PA-279, no sul do Pará. Este é o objetivo do projeto Ateg Mais Pecuária, promovido até este sábado (17) por meio de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As visitas de acompanhamento ao projeto se iniciaram no último dia 5 nos municípios de Ourilândia do Norte, Tucumã,  Água Azul do Norte e São Félix do Xingu, que se estendem pela PA-279.

O projeto integra o rol de ações desenvolvidas pela Sedap no programa Territórios Sustentáveis (TS), que integra o Plano Estadual Amazônia Agora. A Sedap é responsável pelas ações de fomento e capacitação técnica do programa.

Coordenador de produção animal da Sedap, o veterinário Ronnald Tavares informa que a equipe de trabalho constatou um bom andamento na atuação dos técnicos do projeto (agrônomos e zootecnistas), com a implantação e aprimoramento de várias tecnologias que racionalizam a produção, entre as quais a implantação de capineiras de capiaçu (capim com alto rendimento para suplementação ), confecção de silos, implantação de sistemas de pastejo rotacionado e inseminação artificial.

O projeto conta com 10 técnicos de campo e um supervisor, que atendem 250 produtores, segundo informou Tavares. "Um dos diferenciais é que, além da assistência técnica, os técnicos também auxiliam no gerenciamento dos aspectos socioeconômicos das propriedades assistidas, fazendo com que o produtor entenda sua propriedade como um empreendimento e auxiliando na tomada de decisão no âmbito da gestão", frisou o coordenador. 

Texto: Rose Barbosa/ Ascom Sedap