Projeto Cidadão realiza atendimentos à população em novo endereço
A partir desta semana, o Projeto Cidadão, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará (Sejudh), retorna as atividades em novo endereço, na sede da Secretaria que fica localizada na rua 28 de Setembro, 339.
O Projeto Cidadão foi criado com o intuito de erradicar o sub-registro de nascimento no Pará, oferecendo a emissão da documentação civil e outros serviços como expedição de carteiras de identidade e trabalho.
Até amanhã, 01.02, serão realizados apenas os agendamentos. Já os novos agendamentos serão realizados nas sextas-feiras, das 7h às 9h. Os atendimentos retornarão na próxima segunda-feira, 06.02, sempre de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 14h.
Segundo Carmem Silva, coordenadora do Projeto Cidadão, a ação recebe uma grande procura diária. “Em média, atendemos 140 pessoas diariamente que vêm em busca da emissão de RG. Para a carteira de trabalho, expedimos, em média, 30 por dia. Em relação aos agendamentos, cerca de 450 pessoas procuram o projeto”, revela.
Para a emissão de carteira de identidade, são necessários documentos como certidão de nascimento original ou certidão de casamento original, duas fotos 3×4 e comprovante de residência. Já para a carteira de trabalho, são requisitados somente documento de identidade original ou certidão de nascimento original e uma foto 3x4.
Carmem Silva destaca que o Projeto Cidadão é o único no Estado que emite qualquer via da carteira da identidade de maneira gratuita, e que pessoas do interior do Estado ou com necessidades especiais que buscam o projeto serão atendidas imediatamente. “Pessoas do interior do Estado que nos procuram não necessitam de agendamento, pois serão atendidas de imediato. O mesmo vale para atendimentos especiais, como para pessoas que vêm de hospitais ou casos parecidos. O projeto vem para promover cidadania à população mais carente, pois todo cidadão tem o direito a ter os seus documentos”, informa.
Serviço:
Agendamentos e atendimentos do Projeto Cidadão estão sendo feitos no prédio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará (Sejudh), que fica na rua 28 de Setembro, 339. Os agendamentos são feitos sempre às sextas-feiras, das 7h às 9h. Já os atendimentos são sempre de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 14h.